Para marcar o Dia Nacional do Artesão, comemorado no dia 19 de março, a Associação Bonecas Negras, participou na última terça-feira (19), do evento festivo no RIOgaleão (Aeroporto Internacional Tom Jobim). A ação é promovida pelo Programa de Artesanato do Estado e mostra o resgate cultural da cidade por meio do artesanato.
As artesãs de Búzios produzem bonecas de tecido para valorizar o artesanato local e fomentar o turismo, mas também como forma de estimar a negritude e combater o preconceito. As bonecas são sempre negras com traço marcantes da história da cidade, representando assim, cultura Quilombola nos bairros do Município.
A apresentação das bonecas negras aconteceu na área de embarque do aeroporto, onde tem uma maior possibilidade de visibilidade para o trabalho das artesãs que representam a cidade. O artesanato tem como objetivo resgatar a cultura quilombola de Búzios, retratando a história através de bonecas de panos.
De acordo com o Secretário de Turismo, Cesar Fernandes, a participação no evento é de extrema importância para a valorização do artesanato local. “Com essa ação, divulgamos a cultura tradicional e também promovemos união com a cooperativa,” explicou Cesar.