Menu

Cidades

  • Home
  • Destaque 3
  • Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia são pré-selecionados para receber escola cívico-militar

Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia são pré-selecionados para receber escola cívico-militar

As escolas cívico-militares são uma mescla entre a escola tradicional e a escola militar | Foto: Reprodução/Jornal da Região
As escolas cívico-militares são uma mescla entre a escola tradicional e a escola militar | Foto: Reprodução/Jornal da Região

Lista foi divulgada pelo MEC nesta terça-feira (9).

Os municípios de Arraial do Cabo e de São Pedro da Aldeia foram pré-selecionados para receber unidades de ensino do Programa das Escolas Cívicos-Militares (Pecim). O Ministério da Educação (MEC) divulgou a lista nesta terça-feira (9).

De acordo com a Prefeitura de Arraial, o Termo de Adesão ao Programa foi enviado ao MEC no dia 5 de fevereiro. A secretária Municipal de Educação, Isalira Gomes, também revelou que a escola escolhida para receber o Pecim foi o Ciep Municipalizado Cecílio Barros Pessoa por ter o público-alvo e a infraestrutura definidos no Programa.

Já em São Pedro, o município ainda vai realizar um levantamento das instituições municipais para definir qual unidade escolar da cidade será adaptada ao modelo da iniciativa federal. A previsão é que sejam abertas de 501 a 1000 vagas para crianças e jovens aldeenses.

Além das duas cidades da Costa do Sol, o estado do Rio de Janeiro foi contemplado com mais quatro cidades incluídas no Pecim – São Gonçalo, Nova Iguaçu, Queimados e Angra dos Reis.

Segundo o MEC, o plano inicial era de selecionar 54 escolas, mas devido ao grande interesse dos municípios, um acordo do MEC e do Ministério da Defesa permitiu que a quantidade fosse ampliada para 74 instituições. 

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.

De acordo com o MEC, os professores e demais profissionais da educação seguem como responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico, e os militares atuam apenas no apoio à gestão escolar e educacional.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Corrida Rústica Fest Verão 2023 - Crédito - LÉO BORGES

São Pedro da Aldeia reabre inscrições para corrida rústica nesta quinta (2)

Fotos: Clarildo Menezes

Maricá Skate Fest: Alunos do Esporte Presente treinam na arena de Itaipuaçu

Jiu-Jitsu Divulgação

Macaense é destaque em Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu

Divulgação

Jornalista lança o livro ‘Funk Delas – A história contada pelas mulheres’ em Cabo Frio nesta sexta-feira (3)