Pular para o conteúdo
Search

André Granado é condenado por improbidade administrativa

impeachment Dr Andre buzios
Foto: Folha de Búzios

Nessa segunda-feira (3), a Justiça condenou o prefeito de Armação dos Búzios, André Granado, por improbidade administrativa, desta vez referente à ação civil pública movida pelo Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ) sobre a suspensão da convocação dos aprovados no concurso público de 2012.

ERRAMOS:  O prefeito André Granado foi  processado no dia 21 de junho, e os advogados perderam o prazo para o recurso. Tentaram recorrer na segunda-feira (3), mas não foi aceito pela Justiça  de Búzios e o prefeito foi afastado do cargo nesta terça-feira (4).  Edt 04/09/2018 

Dr André segue no cargo apesar de diversos fatores: suspensão dos direitos políticos por cinco anos; a pagar de multa civil de 50 vezes o valor da última remuneração como prefeito; à perda da função pública que esteja ocupando; de ficar proibido de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente; e de ter que pagar as custas processuais.

De acordo com a lei de improbidade, processos desta natureza acarretam na perda da função pública somente após o transito e julgado e, por ser uma condenação em primeira instância, ainda cabem recursos.

Na ação, o MP afirma que, logo após André Granado assumir o governo do município de Armação dos Búzios, no ano de 2013, ele teria editado o decreto (050/2012) para suspender por 180 dias a convocação dos aprovados no concurso público realizado em 2012, com homologação em 3 de julho do mesmo ano, sob o argumento de que tal medida era necessária para que fosse reavaliado o impacto orçamentário de novas convocações e apurar eventuais irregularidades que porventura maculassem a higidez do certame.

Além disso, o prefeito foi notificado pelo MP para que interrompesse a nomeação de temporários em detrimento daqueles que foram aprovados em concurso público. Segundo o MP, mesmo após a notificação formal, a administração municipal permaneceu preterindo os aprovados sistematicamente. Ainda segundo o MP, em 26 de maio de 2014, o quadro de pessoal de Búzios totalizava 3.461 servidores públicos, dentre os quais 1.831 eram ocupantes de cargo público em provimento efetivo, 355 eram comissionados, e 1.175 temporários.

“Destaca-se que no ano de 2008 o Município já teria assinado Compromisso de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público, no sentido de que não realizasse mais contratações temporárias. Em 07 de janeiro de 2013 o Município lançou edital de processo seletivo simplificado para formação de cadastro de reserva para contratação temporária para o grupo do magistério (f. 4/42 do IC 06/13), com a finalidade de cobrir licenças e a demanda criada pela Lei Municipal editada no final de 2012, que reduziu em um terço da carga horária desses profissionais para o ano de 2013, sendo que as contratações teriam prazo de apenas 12 (doze) meses”, destaca o MP no processo.

Comunicação da Prefeitura de Búzios afirmou que o prefeito segue no cargo enquanto recorre da decisão na Justiça.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.