Alunas do curso de Agente de Apoio à Inclusão Escolar, da Escola Técnica Estadual Barra Mansa, unidade pertencente à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), desenvolveram um projeto chamado “Jardim Sensorial para a Inclusão e Tratamento de Pessoas com Deficiência”. Sob a orientação da professora Fabíola Brigagão, 17 estudantes tiveram a ideia de abordar o tema do Jardim Sensorial como uma perspectiva inclusiva e sustentável.
A professora responsável pelo projeto e idealizadora da ideia do Jardim, Fabíola, contou como se sente em fazer parte dessa iniciativa: “Estamos orgulhosos do que alcançamos até agora, mas sabemos que ainda temos muito a fazer. O Jardim Sensorial é um trabalho em progresso, um lembrete constante de que podemos moldar o mundo ao nosso redor de maneira positiva”.
O Jardim Sensorial trata de um espaço terapêutico voltado às pessoas com deficiência para estimular os cinco sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar), além de promover a sociabilidade entre os usuários. É uma iniciativa que visa promover a inclusão de pessoas com necessidades especiais de forma consciente e sustentável. Ao criar um ambiente adaptado e estimulante, todos podem desfrutar dos diversos benefícios que esse tipo de jardim oferece.
A aluna, Julia Ferraz, contou um pouco da decisão de abordar este tema tão importante: “Vivemos em um mundo extremamente imediatista, que muitas das vezes não paramos para sentir as vibrações que o nosso corpo emana. Às vezes desconhecemos os nossos sentidos como: o tato, paladar, audição e olfato; e esquecemos a importância deles em nossa vida. O jardim sensorial mostra a nós mesmos a empatia de se colocar no lugar do outro e entender como um aluno inclusivo apresenta algumas dificuldades ao se ambientar em alguns espaços”.
As atividades realizadas no jardim sensorial da Escola Técnica Estadual de Barra Mansa proporcionam o ensino colaborativo, interdisciplinar e lúdico. Por meio deste recurso, no jardim, é possível aplicar práticas educativas com base nos princípios da educação ambiental e envolvendo as competências socioemocionais e bem-estar do ser humano.