A Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Alerj (CDMA) promove audiência pública, nesta sexta-feira (5), às 16h, na Câmara Municipal de Búzios. O debate, que será de forma presencial, acontece como desdobramento de diversas vistorias realizadas pela CDMA no município, a partir de denúncias feitas sobre supostas irregularidades que contribuem para danos ao meio ambiente local. A audiência terá transmissão ao vivo pelo canal da comissão no YouTube, que pode ser acessado por meio deste link.
Entre as questões a serem discutidas estão a situação da Lagoa de Geribá, supostos casos de despejo de efluentes sanitários em áreas litorâneas, ausência de sistema de saneamento que garanta a separação do esgoto da rede de águas pluviais e projetos de transposição em áreas de baixa renda que preveem o envio de águas aparentemente contaminadas para a Praia de Tucuns. Há, ainda, uma questão relacionada à fragilidade do manejo do Parque Estadual da Costa Verde que ocupa uma área dentro da cidade.
Também serão debatidas questões relativas à região como um todo, como a transposição do esgotamento sanitário de Araruama, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande para o Rio Una, que poderia levar contaminação para a Praia Rasa, em Búzios, comprometendo a fauna e o turismo locais.
“Após várias vistorias realizadas em Búzios, reunimos um vasto material que demonstra a ocorrência de casos que desrespeitam as normas ambientais. Agora, chegou a hora de discutirmos com a população e as autoridades as responsabilidades e, principalmente, as soluções para os problemas que encontramos”, afirma o deputado estadual Gustavo Schmidt, presidente da CDMA.
A Câmara Municipal de Búzios fica na Avenida José Bento Ribeiro Dantas, nº 5.400, em Manguinhos.