Pular para o conteúdo
Search

Agressão de Guarda Municipal de Rio das Ostras viraliza na web

O vídeo que mostra um Guarda Municipal de Rio das Ostras agredindo um morador que filmava uma abordagem feita pela GM viralizou nas redes sociais. A ação aconteceu na Rodovia Amaral Peixoto, na altura do bairro Jardim Mariléa, na última segunda-feira (13) por volta do meio dia. A publicação foi postada nas redes sociais e ultrapassam 2 mil visualizações, 500 curtidas e 800 comentários. VEJA O VÍDEO

O vídeo foi gravado pelo motorista profissional e morador de Rio das Ostras, Valter Terra. Ele narra que começou a gravar a ação da GM quando percebeu uma abordagem muito rápida.

“O guarda municipal que foi truculento jogou o carro para cima do carro que foi abordado. Então nesse momento achei que teria sido uma situação de roubo ou algo do tipo. Mas depois percebi que ele estava muito alterado e comecei a gravar. Afinal, é direito de qualquer cidadão gravar abordagens desse estilo. Vi que ele ficou agressivo com o motorista sem motivo e chegou a dar alguns tapas nele”, narrou o morador agredido.

Valter comenta que logo depois da agressão ao motorista do carro, o guarda municipal veio em sua direção gritando que ia levar seu telefone para a delegacia como prova. “Mas ele veio gritando e furioso na minha direção. Fui chegando para trás e disse para ele esperar, mas não teve conversa. Ele estava muito alterado, já veio ‘para cima de mim’, me deu um “mata leão” e me jogando no chão. Meus amigos que estavam comigo pedem para ele me largar, mas ele nem deu atenção”, contou a dinâmica da situação que não fica muito clara no vídeo.

O morador explica que se o guarda municipal o tivesse abordado de outra forma a situação seria diferente. “Ele foi muito violento. Se tivesse me pedido com educação e respeito eu teria cedido o aparelho e até ido com eles até a delegacia se necessário. Afinal, zelar pelo bem do cidadão é uma das funções da guarda municipal, mas a truculência foi maior. Acho que ele ficou com medo que o vídeo mostrasse que essa é a abordagem normal dele e por isso quis pegar o aparelho. Para apagar o vídeo ou algo assim. Destruir as provas”, disse Valter Terra.

Nota Oficial da Prefeitura
O Prensa de Babel entrou em contato com a Prefeitura de Rio das Ostras que através da Assessoria de Comunicação enviou a seguinte nota: “A Prefeitura de Rio das Ostras informa que, após uma abordagem de trânsito, o guarda municipal foi desacatado pelo motorista infrator. Em seguida, o agente solicitou o celular de um popular que estava gravando as imagens para que o mesmo fosse até a delegacia servir de prova, quando houve, então, o desentendimento.

Após o incidente, duas ocorrências foram registradas na 128ª Delegacia de Polícia. A ocorrência levada pelo GM e outra envolvendo o guarda municipal.

Uma sindicância interna, conforme prevê o Estatuto dos Servidores Públicos de Rio das Ostras, já foi instaurada para avaliar a conduta do servidor envolvido.”

O Prensa também inqueriu a Prefeitura de Rio das Ostras sobre o que tipo de treinamento que profissionais da GM tem para lidar com a população; se existe algum setor corregedor que controle o comportamento e conduta de cada guarda; com que frequência relatos e reclamações desse tipo são feitas e se o município mantém algum tipo de dossiê. Porém, nenhuma dessas perguntas foram respondidas.

 

Porte de Arma em Rio das Ostras: Bom ou Ruim?
Depois dessa situação é possível concluir que pode ser necessário que a Guarda Municipal de Rio das Ostras tenha que passar por um melhor treinamento, e uma averiguação minuciosa se os profissionais da guarda são preparados para uma possível liberação do porte de arma para a GM na cidade.

Afinal, desde junho desde ano existe uma decisão, em caráter liminar, do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de liberar porte de arma a todos os guardas municipais do país. Porém, cada município deve decidir por si mesmo.

Após essa situação talvez deva se pensar algumas vezes antes de uma decisão desse porte.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.