Agenda Cultural: Saiba quais eventos vão acontecer neste fim de semana na Costa do Sol

O evento destaque é o Degusta Búzios, festival gastronômico do balneário que começa nesta sexta (15)

PROLAGOS 300_250_pix

A agenda Cultural desta semana faz um tour pelas cidades da Costa do Sol. A programação começa em Búzios com a abertura do maior festival gastronômico do Rio de Janeiro, o Degusta Búzios; passa por Cabo Frio, com shows de comédias e o Festival Cultura Vida; por Maricá com ferira de adoção de animais; por São Pedro da Aldeia com a feira de livros; e termina com Rio das Ostras que comemora os 24 da Fundação Rio das Ostras de Cultura, com programação de forró e arte para o público, além de apresentações de jazz e bossa nova espalhados pelos restaurantes da cidade. Ainda tem dicas de livro e filmes que estão em cartaz nos cinemas da região. Confira a programação completa abaixo:

Búzios

Nesta sexta-feira (15) começa um dos maiores festivais gastronômicos do estado do Rio de Janeiro, o Degusta Búzios. Serão 80 bares e restaurantes que apresentaram criações exclusivas para o festival. Os pratos principais estarão com um preço fixo de R$28,00 e as sobremesas de R$22,00. As barracas serão distribuídas em diversos pontos da cidade, como: Rua das Pedras, Rua Manoel Turíbio de Farias, Orla Bardot, Praça do Centro e Praça dos Ossos. O festival acontece em três finais de semana, iniciando sempre as sextas-feiras e finalizando no domingo. Confira a programação completa aqui.

Cabo Frio

O comediante David Pinheiro e Pul Barreto vão se apresentar no Costa Azul Iate Clube, neste sábado (16), às 21h. As reservas podem ser feitas pelo número (22) 9.9268.9163 ou a compra do ingresso pelo site eutambemvou.com.br.

Neste sábado (16) será realizado mais uma edição do Festival Cultura Viva, a partir das 14h, na Praça Gentil Faria, conhecida como Praça da Melhor Idade. Evento gratuito terá feira de artesanatos, música, dança e teatro. A partir das 14h inicia a Feira de Artesanato com a apresentação do DJ Burle, às 15h começam as apresentações de dança com o Estúdio Fama e Fabrício Martins, às 16h será a aula de dança com o professor Fábio Junior, às 17h terá o Unité Studio de Dança, às 17h30 a aula de dança será com o professor Allan Lobato e, por último, às 18h30 será o teatro com Ministério Teu é o Reino.

São Pedro da Aldeia

Em sua primeira edição no município, a Feira Literária de São Pedro da Aldeia (FLISPA) vai trazer mais de 50 livros de gêneros variados, entre exemplares infantis, romances, poemas, contos e antologias, que ficarão expostos na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos até o fim do mês. A visitação será aberta na sexta-feira (15), das 9h às 17h, exceto aos finais de semana. A entrada será restrita a até cinco pessoas por vez, mediante uso obrigatório de máscara de proteção facial.

Maricá

Neste domingo (17) haverá a 6° edição da Campanha de adoção de cães e gatos, das 13h às 17h, no estacionamento do Boulevard Maricá, no Centro. Estarão no local 30 animais que foram resgatados das ruas e que estarão disponíveis para adoção responsável. Os interessados na adoção deverão levar cópia da identidade, CPF e comprovante de residência. Apenas os maiores de 18 anos poderão adotar.

Rio das Ostras

Em comemoração aos 24 anos da Fundação Rio das Ostras de Cultura, no sábado (16) a partir das 13h, acontece o “No Quintal”, da Casa de Cultura Bento Costa Jr com atrações que iniciam com troca de brinquedos para animar a criançada, terá oficina de improvisação de dança e teatro. Além disso, terá shows de forró com os grupos Gamadinho e Forró do Capim. As comemorações se entendem até a Rocha Leão, no Empório da Estação, com uma tradicional exposição dos trabalhos dos artistas locais e a possibilidade de experimentar salgados, pastéis e caldo de cana. O público também poderá aproveitar apresentações de capoeira do Grupo Doulos e o show do Guto Gomes.

A Fundação Rio das Ostras de Cultura também fará participação na exposição na Casa de Cultura Bento Costa Jr., o tem em cartaz é o “Legado LAB”. A exposição retrata as ações realizadas no período de pandemia, principalmente no que diz respeito aos benefícios da Lei Aldir Blanc. A entrada é gratuita e a mostra será até o dia 31 de outubro, das 10h às 16h, na Rua Bento Costa Jr, n° 70.

Nesta sexta-feira (15) o Nonna Cantina e Pizzaria conta com a apresentação do músico Bomfim Rodriguez e, também, haverá show na Confrataria do Jamelão com a cantora Micha, para o show “Mais café e outras doses”, ambos a partir das 20h. No sábado (16), às 20h, o show de Bossa Nova será apresentado pelo Gabriel Silva, no Bartrô Restaurante e Bistrô.

Livro

O livro infantil “A história de Cabo Frio contada à minha filha”, do auto Luiz Guilherme Scaldaferri, está sendo lançado pela Editora Sophia. A obra literária traz o amor paterno de Luiz à filha, Liz, e a cidade que ele escolheu morar, em Cabo Frio. A obra possui três capítulos que relatam um passeio de Liz com os pais pela Praia do Forte, no Morro da Guia e no antigo Convento – MART. Ao longo do passeio é contada as histórias do município com as lendas, causos e particularidades que aparecem de forma descontraída. O livro também conta com as ilustrações do artista Yuri Vasconcellos.

O livro terá poucos exemplares, para garantir um é necessário encomendar pelo número (22)9.8809.2971, ou o e-mail: luizguismoreira@gmail.com. As escolas que quiserem adquirir em quantidade ganharão descontos e ainda um curso dado pelo autor para mostrar como se pode trabalhar o tema em sala de aula.

Música

 Flávio XL lança o “The Mushroom Tape (2021)”,  nesta sexta-feira (15).  O disco retrata a insistência de uma discussão urgente em meio ao retrocesso político e sociocultural do país. A obra destaca a raiz da luta e resistência negra não apenas como uma nova forma de olhar para o passado, mas usar a rima e beats que carregam a tradição. O disco tem parceria com o beatmaker e produtor Dudu Foxx, trazendo questionamentos rimados de maneira madura, contundente e original em instrumentais que agregam os estilos que estão em alta na bass music e periférica. Escute o álbum por meio deste link.

Cinema

O filme desta semana é o clássico de terror “Halloween” em sua continuação “Halloween Kills – O terro continua”. Com classificação para +16 o filme está nas telas do cinema de Macaé e Araruama. O filme conta a história do retorno de Michael Myers atrás de vingança após o plano de Laurie Strode falhar. Porém, ele não contava que as mulheres Strode se revoltariam e decidem fazer justiça com as próprias mãos, formando uma vigilância que começa a caçar Michael. Os ingressos para o Cinemagic Araruama podem ser comprados por meio deste link, ou os ingressos do cinema do Shopping Plaza Macaé pode ser adquirido por meio deste link.

O CineAraujo, no Shopping Park Lagos, está com promoção “Auxílio Diversão” até 27 de outubro. Toda meia entrada está custando 10 reais, a promoção vale para todos os dias da semana, todas as sessões e horários.

Comentários estão fechados.