Menu

Cidades

#AchatarACurva

Por José Carlos Alcântara

As curvas no gráfico mostram a diferença entre a aplicação correta de medidas de controle e a ausência dessas medidas em relação à capacidade do sistema de saúde de atender os infectados.

A primeira curva, mais aguda, alta e muita acima da capacidade de atendimento, mostra o futuro da epidemia sem as medidas corretas de contenção e controle.

A segunda, extensa porém com as infecções adiadas, praticamente toda abaixo da capacidade total do sistema de saúde, mostra o efeito de tais medidas – que, depois de um tempo, reduzem o contágio, mantendo os casos dentro da capacidade dos hospitais e centros de saúde.

Essa é a diferença entre vida e morte no caso de uma epidemia como a do coronavírus.

Quanto menos as infecções acontecerem e, todas ao mesmo tempo, maior a capacidade de atendimento tanto da demanda por medicamentos quanto por leitos e tratamentos propriamente.

Daí a importância de se “Achatar a Curva” do gráfico. Na Itália, os hospitais estão lotados, sem condições de atendimento não só para os casos de Covid-19, mas também de outras doenças.

O coronavírus não precisa ser uma doença que produzirá um cenário apocalíptico: Basta que os pacientes não possam ser atendidos.

Para isso, é fundamental seguir os conselhos dos especialistas, cientistas e médicos:

Lavar as mãos por 20 segundos a cada contato, manter ao máximo o trabalho remoto, ficar em casa, multidões, aglomerações e cuidar da saúde: “Achatar a Curva” agora, é salvar vidas.

José Carlos Alcântara é diretor do Instituto Informa e representante da instituição no Estado do Rio de Janeiro.

Este é um artigo de opinião de responsabilidade do seu autor e não representa necessariamente a opinião do Jornal.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Corrida Rústica Fest Verão 2023 - Crédito - LÉO BORGES

São Pedro da Aldeia reabre inscrições para corrida rústica nesta quinta (2)

Fotos: Clarildo Menezes

Maricá Skate Fest: Alunos do Esporte Presente treinam na arena de Itaipuaçu

Jiu-Jitsu Divulgação

Macaense é destaque em Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu

Divulgação

Jornalista lança o livro ‘Funk Delas – A história contada pelas mulheres’ em Cabo Frio nesta sexta-feira (3)