Pular para o conteúdo
Pesquisar
Degradê com CSS

Livro de jornalista expõe desafios do nanismo no Brasil

Livro de jornalista expõe desafios do nanismo no Brasil
Livro de jornalista expõe desafios do nanismo no Brasil

No Brasil, cerca de 18,6 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua de 2022, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar do número expressivo, a representatividade e as narrativas em primeira pessoa sobre essas vivências ainda são escassas na literatura nacional.

É para preencher essa lacuna que a jornalista, atriz e ativista Katia Fonseca lança a obra "Na Medida do Impossível". O livro, publicado pela Livrearte Editora, traz relatos de seis décadas de uma trajetória marcada pela quebra de paradigmas e pelo enfrentamento ao capacitismo — o preconceito contra pessoas com deficiência (PcD).

Nascida em Santos (SP) e radicada em Campinas desde 1991, Katia construiu uma carreira na imprensa e nos palcos, utilizando a arte como ferramenta de inclusão. Em sua obra de estreia, narrada em primeira pessoa, a autora detalha a convivência com a Displasia Diastrófica, uma condição genética rara que afeta o desenvolvimento de ossos e cartilagens, resultando em nanismo (a autora mede 1,09 metro) e desafios de mobilidade.

A arte como ferramenta de sobrevivência

Segundo a autora, mais do que uma autobiografia, o livro propõe uma discussão sobre como a criatividade pode atuar como força de transformação social. A narrativa aborda "aventuras e desventuras" que expõem a falta de acessibilidade nas cidades brasileiras e o olhar estigmatizado da sociedade sobre corpos que fogem ao padrão normativo. "O livro é a comprovação de que a arte pode salvar vidas. Antes de qualquer coisa, ele é um instrumento de quebra de preconceitos, trazendo relatos íntimos de uma vida geralmente desconhecida da maioria das pessoas, com todas as suas dores e delícias", afirma.

A publicação surge em um momento em que o debate sobre anticapacitismo ganha força nas agendas de Direitos Humanos e ESG (sigla para práticas ambientais, sociais e de governança). Segundo Katia, o objetivo é oferecer insumos para que a sociedade reveja conceitos sobre deficiência, autonomia e potência humana. Ao expor sua realidade de forma "ousada e irreverente".

Serviço:

Livro: Na Medida do Impossível
Autora: Katia Fonseca
Editora: Livrearte Editora
Páginas: 148 (1ª edição)
Onde encontrar: a obra está disponível no site oficial da Livrearte.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Campanha de doação de sangue reforça estoques em Macaé antes do Carnaval

Prolagos e Enel atuam em operações especiais antes e durante o Carnaval

Shopping Park Lagos realiza Park Folia com programação gratuita de Carnaval em Cabo Frio

Rio das Ostras e Macaé somam mais de 1.200 vagas de emprego abertas nesta semana

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]