Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Inteligência artificial e integração de dados transformam a saúde no Brasil

Organizações de saúde no Brasil estão adotando tecnologias digitais de forma constante para melhorar a eficiência, a qualidade do atendimento e a sustentabilidade financeira em todo o complexo ecossistema público e privado do país, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado hoje pelo Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), uma empresa global de pesquisa e consultoria em tecnologia focada em inteligência artificial.

O relatório ISG Provider Lens® Healthcare Digital Services 2025 para o Brasil revela que as empresas estão priorizando a integração de dados, a modernização das operações e a eficiência e qualidade impulsionadas pela tecnologia, em meio a desafios como financiamento limitado, custos crescentes e desigualdade regional.

“Os sistemas de saúde brasileiros estão sob intensa pressão para fazer mais com recursos limitados, ao mesmo tempo que ampliam o acesso e a qualidade”, disse James Burke, sócio da área de Saúde da ISG. “A transformação digital tornou-se fundamental para melhorar os resultados e garantir a viabilidade a longo prazo.”

Segundo o relatório, empresas no Brasil estão implementando a interoperabilidade para conectar sistemas de saúde fragmentados e reduzir ineficiências. A Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) e padrões como HL7 e FHIR (Fast Healthcare Interoperability Resources) possibilitaram uma troca de dados mais segura entre hospitais, clínicas e laboratórios. Essa capacidade reduz erros, duplicação e atrasos administrativos, permitindo decisões clínicas mais rápidas e embasadas. À medida que os sistemas se tornam mais conectados, as organizações podem aprimorar a comunicação entre os sistemas de saúde pública e complementar.

As empresas de saúde do país utilizam cada vez mais big data e análises avançadas para melhorar seu desempenho operacional e financeiro, diz a ISG. Os prestadores de serviços de saúde estão aplicando análises em tempo real para monitorar resultados clínicos, uso de recursos e indicadores financeiros. Essas ferramentas ajudam as organizações a antecipar riscos, reduzir o desperdício e estabelecer gastos mais disciplinados.

A adoção de IA e telemedicina está se expandindoàmedida que as organizações buscam ganhos de produtividade e maior acesso aos cuidados de saúde, afirma o relatório. Embora o uso institucionalizado de IA ainda seja limitado, ele está crescendo entre os pioneiros, que relatam redução da carga de trabalho administrativa, melhor gerenciamento de prontuários médicos e maior engajamento do paciente. A telemedicina e o monitoramento remoto se expandiram significativamente após a pandemia, impulsionados por regulamentações atualizadas e novos modelos híbridos de atendimento. Essas tecnologias reduziram custos e melhoraram a continuidade do cuidado, embora a infraestrutura limitada e a segurança da informação ainda representem desafios.

“As empresas brasileiras de saúde estão adotando novas tecnologias que proporcionam ganhos mensuráveis ​​de eficiência e melhorias no atendimento”, afirmou Sonia Maria Castral, autora principal do relatório. “O sucesso depende do suporteàanálise de dados eàautomação, com forte interoperabilidade, governança e segurança.”

O relatório também explora outras tendências do setor de saúde brasileiro, incluindo a crescente demanda por modelos de assistência baseados em valor e processos mais inteligentes de autorização e auditoria de cuidados.

Para obter mais informações sobre os desafios tecnológicos enfrentados pelas empresas brasileiras de saúde, juntamente com as recomendações da ISG para superá-los, consulte o briefing ISG Provider Lens® Focal Points aqui.

O relatório ISG Provider Lens® Healthcare Digital Services 2025 para o Brasil avalia as capacidades de 26 fornecedores em três quadrantes: Payer Digital Transformation, Provider Digital Transformation e Interoperability and Data Security.

O relatório nomeia a Deloitte, a MV e a Philips Healthcare – Tasy como líderes em todos os três quadrantes. Nomeia a Accenture como líder em dois quadrantes e a DGS, a InterSystems e a TOTVS como líderes em um quadrante cada.

Além disso, a Liberty Health, a Planium e a UpFlux foram nomeadas como Rising Stars — empresas com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro”, segundo a definição da ISG — em um quadrante cada.

Na área de experiência do cliente, a Persistent Systems foi nomeada a ISG CX Star Performer global de 2025 entre os fornecedores de serviços digitais para o setor de saúde. A Persistent Systems obteve as maiores pontuações de satisfação do cliente na pesquisa Voice of the Customer da ISG, parte do programa ISG Star of Excellence™, o principal reconhecimento de qualidade para o setor de tecnologia e serviços empresariais.

O relatório ISG Provider Lens® Healthcare Digital Services 2025 para o Brasil está disponível para assinantes ou para compra única nesta página.

Sobre o ISG Provider Lens® Research

A série de pesquisas ISG Provider Lens® Quadrant é a única avaliação de fornecedores de serviços desse tipo a combinar pesquisa empírica, orientada por dados e análise de mercado com a experiência e observações do mundo real da equipe de consultoria global da ISG. As empresas encontrarão uma riqueza de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar sua seleção de parceiros de sourcing apropriados, enquanto os consultores da ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes empresariais da ISG. A pesquisa atualmente cobre fornecedores que oferecem seus serviços globalmente, em toda a Europa, bem como nos EUA, Canadá, México, Brasil, Reino Unido, França, Benelux, Alemanha, Suíça, países nórdicos, Austrália e Cingapura/Malásia, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro. Para obter mais informações sobre a pesquisa ISG Provider Lens™, visite esta página da web.

Sobre a ISG

A ISG (Nasdaq: III) é uma empresa global de consultoria e pesquisa tecnológica centrada em IA. Uma parceira confiável para mais de 900 clientes, incluindo 75 das 100 maiores empresas do mundo, a ISG é uma líder de longa data em tecnologia e serviços empresariais que agora está na vanguarda da alavancagem da IA ​​para ajudar organizações a alcançar excelência operacional e crescimento mais rápido. A empresa, fundada em 2006, é conhecida por seus dados de mercado proprietários, conhecimento profundo dos ecossistemas de fornecedores e a expertise de seus 1.600 profissionais em todo o mundo trabalhando juntos para ajudar os clientes a maximizar o valor de seus investimentos em tecnologia.

Contato:

Press Contacts:

Laura Hupprich, ISG

+1 203-517-3100

[email protected]

Thábata Mondoni, Mondoni Press para ISG

Contato: +55 11 98671 5652

[email protected]

Fonte: BUSINESS WIRE

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Não Tem Água na Moringa transforma tradição em força cultural no carnaval de Búzios

Chupa Mas Não Baba e Rola Cansada largam na frente e anunciam horários do carnaval em Búzios

Projeto sobre grandes geradores de lixo avança na Câmara de Búzios e segue para comissões

Instituto Golden Prana oferece cursos e atividades para famílias em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]