Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Carnaval aquece hotelaria e reforça atenção às novas regras

Carnaval aquece hotelaria e reforça atenção às novas regras
Carnaval aquece hotelaria e reforça atenção às novas regras

O Carnaval é, tradicionalmente, um dos períodos de maior movimento da hotelaria no Brasil. Segundo a Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (FHORESP), as expectativas para o feriado estão promissoras, com a estimativa de um aumento significativo nas reservas. Para o litoral paulista, a previsão é de até 85% de ocupação, enquanto no interior esse índice pode chegar a 82%. Já na cidade de São Paulo, a lotação deve alcançar aproximadamente 59% das acomodações disponíveis na rede hoteleira.

Além da alta procura por hospedagens e do aumento no valor das diárias, hotéis e turistas devem estar atentos às mudanças nas regras de check-in e check-out, que passaram a valer no último mês de dezembro. A nova portaria, estabelecida pelo Ministério do Turismo, mantém o cálculo da diária com base em 24 horas, mas autoriza os hotéis a utilizarem até três horas desse período para a limpeza e higienização dos quartos. Além disso, cobranças adicionais por permanência fora do prazo passam a ser permitidas, desde que informadas previamente aos hóspedes.

Para o Adm. Marcelo Boeger, coordenador do Grupo de Excelência em Administração Hoteleira (GEAH), do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP), as novas diretrizes foram criadas com foco na transparência e na segurança para quem viaja. "Havia uma falta de regularização. Essa medida tem o intuito de padronizar as diárias para garantir pelo menos 21 horas de uso feito pelo hóspede. Com as mudanças, há maior previsibilidade para os clientes, evitando cobranças indevidas e possíveis ações judiciais", explica o coordenador.

Cuidados essenciais na hora de se hospedar

Além das alterações no check-in e check-out, há outros pontos de atenção para os turistas. Boeger comenta que o aumento no valor das diárias no Carnaval é previsível devido à prática de oferta e demanda de mercado, entretanto, ele alerta que a hotelaria atua com uma tabela dinâmica de preços chamada Revenue Management, na qual o consumidor consegue comparar os preços ofertados durante determinado período para verificar se os reajustes são adequados ou abusivos.

"A gestão de hotelaria deriva de princípios da administração de empresas. O hoteleiro também deve estar atento à gestão do empreendimento em altas temporadas para poder atender às expectativas dos hóspedes, assim como os seus próprios interesses. Os custos para a manutenção do negócio, em épocas como a do Carnaval, também aumentam devido à elevação do preço de fornecedores, mão de obra temporária e nível de estoques", justifica o coordenador do GEAH.

Para evitar prejuízos, Boeger indica que os turistas comparem os preços e as condições dos horários de entrada e saída antes de concluírem a reserva e pesquisem se as novas regras estão sendo, de fato, aplicadas. Em caso de descumprimento, o coordenador aconselha a formalizar a reclamação junto ao estabelecimento e, se não resolvido, recorrer aos órgãos de proteção do consumidor. "O ideal seria primeiro tentar resolver diretamente com a gerência do hotel, o que muitas vezes acaba sendo a solução mais eficiente, mas, caso contrário, recomendo ao hóspede apresentar evidências como e-mails, mensagens, recibos ou fotos que comprovem o horário de check-in e check-out imposto pelo hotel", explica Boeger.

Ganhos para o setor

As mudanças da portaria não ficam restritas somente ao período de permanência. Outra novidade é a digitalização da Ficha Nacional de Registro dos Hóspedes (FNRH), que confere maior proteção de dados e facilita a rotina dos estabelecimentos e turistas.

Agora, após a leitura do QR Code ou acesso via link passado pelo hotel, o hóspede poderá acessar o sistema com seu login GOV.BR ou sem GOV.BR, informando o CPF (estrangeiros devem usar o número do passaporte). O Ministério do Turismo recomenda a utilização do GOV.BR para preenchimento mais ágil e facilitado. Além de importar as principais informações, o cidadão terá suas demais informações guardadas para as próximas viagens, podendo, inclusive, armazenar os dados de seus dependentes, tornando a experiência mais ágil.

Segundo Boeger, a digitalização da FNRH melhora a experiência do cliente e traz a hotelaria para as boas práticas de mercado, já presente em outros setores. "Cliente satisfeito beneficia todo o mercado. Ter políticas bem definidas ajuda o consumidor a entender seus direitos e aquilo que está comprando. Quanto ao setor em si, quando os hotéis se adaptarem operacionalmente para as novas métricas, também irão se beneficiar a médio e longo prazo, promovendo padronização, segurança jurídica e digitalização", conclui ele.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Programação do Cine Bardot em Búzios traz estreias e sessões especiais nesta semana

Festa de Iemanjá acontece neste sábado (7) na praia de Manguinhos em Búzios

Búzios reajusta valor do Auxílio Universitário UNIBÚZIOS

Agenda dos blocos na Zona Sul do Rio de Janeiro no Carnaval 2026

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]