Pular para o conteúdo
Pesquisar
Degradê com CSS

Carnaval amplia risco de golpes com Pix e pagamentos por aproximação

Carnaval amplia risco de golpes com Pix e pagamentos por aproximação
Carnaval amplia risco de golpes com Pix e pagamentos por aproximação

O Carnaval de 2026 deve levar mais de 65 milhões de foliões às ruas em todo o país, um aumento de 22% em relação ao ano anterior, segundo estimativa do Ministério do Turismo. Em meio a blocos lotados e festas de rua, o uso intenso de pagamentos digitais à vista, especialmente via Pix e QR Codes, transforma o período em um cenário propício para a atuação de criminosos.

Esse comportamento é reforçado por dados da pesquisa "Intenção de Consumo Carnaval 2026", da CNDL e do SPC Brasil em parceria com a Offerwise Pesquisas, que aponta que 93% dos consumidores pretendem pagar à vista durante a folia, com o Pix como principal meio de pagamento. A combinação entre alto volume de transações e ambientes movimentados eleva o risco de golpes.

Diante desse cenário, a ESET alerta para fraudes que tendem a se intensificar no período e compartilha orientações para ajudar os consumidores a evitar prejuízos financeiros. Um dos golpes que merece atenção especial é o Quishing, fraude que ocorre quando pagamentos via QR Code levam a sites falsos, criados para roubar credenciais bancárias ou instalar malware no dispositivo da vítima.

"É uma tática especialmente eficaz porque não costuma despertar o mesmo nível de desconfiança que links tradicionais de phishing. Além disso, dispositivos móveis geralmente contam com menos camadas de proteção, o que aumenta as chances de sucesso do golpe", explica Daniel Barbosa, pesquisador de segurança da ESET Brasil. "Em ambientes movimentados, como blocos de rua, as pessoas tendem a agir mais rápido e com menos atenção aos detalhes", complementa.

Levantamento da Serasa Experian aponta que, durante os dias de Carnaval de 2024, foi registrada uma tentativa de fraude a cada 2,4 segundos no Brasil — um indicativo claro de como o período é explorado por golpistas. Além do Quishing, outro risco recorrente envolve o uso indevido da Near Field Communication (NFC), presente em cartões e celulares para pagamentos por aproximação. De acordo com a telemetria da ESET, no segundo semestre de 2025, as ameaças envolvendo esse tipo de tecnologia aumentaram em 87%. "Em meio à multidão, criminosos podem tentar efetuar cobranças indevidas aproximando maquininhas de bolsos e bolsas, ou recorrer a técnicas mais sofisticadas, como o NFC Sniffing, que permite a interceptação de dados de pagamento", detalha Barbosa. Em casos de perda ou roubo do dispositivo, a falta de proteções adicionais pode facilitar o acesso a contas e carteiras digitais.

Para reduzir os riscos durante a folia, a ESET recomenda:

  • Conferir a procedência de QR Codes antes de escanear, evitando códigos colados ou improvisados em terminais de pagamento;
  • Priorizar pagamentos feitos diretamente pelos aplicativos oficiais de bancos e serviços;
  • Proteger cartões físicos com bloqueadores de RFID, especialmente em ambientes lotados;
  • Manter Bluetooth, Wi-Fi e NFC desativados no smartphone quando não estiverem em uso;
  • Ativar a autenticação em dois fatores (2FA) em contas bancárias e aplicativos sensíveis;
  • Monitorar com frequência o extrato bancário e notificações de transações;
  • Manter o celular atualizado e protegido com uma solução de segurança confiável.

Caso o usuário perceba que foi vítima de um golpe, a recomendação é agir rapidamente: bloquear cartões e contas, comunicar o banco ou a instituição financeira, verificar movimentações suspeitas e registrar um boletim de ocorrência. "Golpes digitais não dependem apenas de tecnologia sofisticada, mas também de momentos de distração. No Carnaval, quando tudo acontece muito rápido e com muita informação ao redor, reduzir riscos é mais relacionado a atitudes do que a ferramentas", conclui Barbosa.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Campanha de doação de sangue reforça estoques em Macaé antes do Carnaval

Prolagos e Enel atuam em operações especiais antes e durante o Carnaval

Shopping Park Lagos realiza Park Folia com programação gratuita de Carnaval em Cabo Frio

Rio das Ostras e Macaé somam mais de 1.200 vagas de emprego abertas nesta semana

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]