Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Blues, jazz e chorinho dão o tom do Carnaval em Guaramiranga

Blues, jazz e chorinho dão o tom do Carnaval em Guaramiranga
Blues, jazz e chorinho dão o tom do Carnaval em Guaramiranga

Com uma população estimada em pouco mais de 5.800 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Guaramiranga, cidade serrana do Ceará, a cerca de 100 quilômetros da capital Fortaleza, deverá ter ocupação superior a 90% de sua capacidade hoteleira. São aproximadamente 2 mil leitos formais e cerca de 5 mil extra-hoteleiros (casas de aluguel, segunda residência e propriedades em plataformas digitais), segundo estimativa da Secretaria de Turismo do município. O que intensifica o turismo local nesse período, além do clima ameno em pleno Ceará, é o Festival Jazz & Blues que, de 14 a 17 deste mês, chega à 27ª edição na cidade, onde é realizado sempre no feriado momino.

"Nossa expectativa de público para este ano é de 12 mil pessoas", informa Maria Amélia Mamede, idealizadora e diretora do Festival Jazz & Blues. Na programação, jazz, blues, chorinho e ritmos afins marcam os shows que, nesta edição, acontecem no Teatro Municipal da cidade, ao ar livre e nas Igrejas da Gruta e Matriz. Bate-papos, oficinas, lançamento de livro e ações ambientais também são atividades do festival, tudo com acesso gratuito, sem necessidade de retirada de ingressos, aberto a todas as idades e com recursos de acessibilidade.

São 26 shows ao todo, sendo 17 promovidos pelo Jazz & Blues, e nove realizados pela Prefeitura da cidade, em parceria com o festival, na Praça da Música. Nos três primeiros dias, as sessões começam às 16h na escadaria da Igreja Matriz. Entre as atrações do fim de tarde, estão o violinista francês radicado no Brasil Nicolas Krassik, com o show "Em Cenas", ao lado de Pablo Moura (sanfona), Lau Trajano (contrabaixo) e Guegué Medeiros (percussão); o paulista Fauzi Beydoun, a voz marcante da lendária banda de reggae maranhense Tribo de Jah, levando o trabalho solo "Bossa, Reggae & Blues", com Marcelo Rebelo (teclado), Ruan Cruz (guitarra), João Beydoun (contrabaixo), Moisés Mota (bateria) e Sara Vale (backing vocal); e o mineiro Beto Guedes (voz e guitarra), apresentando "Página 43" com Ian Guedes (guitarra), Will Motta (teclados), Adriano Campagnani (contrabaixo) e Arthur Rezende (bateria).

Entre os nomes que se sobem ao palco na sessão das 21h no Teatro Municipal, estão a baiana Rosa Passos (voz e violão), com o show "Suíte Brasileira" na companhia de Lula Galvão (violão), Marco Brito (piano), Lucas Andrade (clarinete), Paulo Paulelli (contrabaixo) e Celso de Almeida (bateria); a cearense Orquestra Cabulosa com o clarinetista mineiro Caetano Brasil, indicado ao Grammy Latino em 2020 por seu álbum autoral "Cartografias"; e Momi Maiga Quartet, com o senegalês Momi Maiga (voz e kora), Marçal Ayats (violoncelo e vocais), Carlos Montfort (violino e vocais) e Aleix Tobias Sabater (bateria, percussão e vocais). Na terça-feira, os shows acontecem de manhã, nas igrejas e na Praça do Teatro Municipal de Guaramiranga.

O 27º Festival Jazz & Blues é uma realização do Governo do Brasil, por meio do Ministério da Cultura, via Política Nacional Aldir Blanc e Lei Federal de Incentivo à Cultura; e da Via de Comunicação. Tem apoio institucional do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, via Mecenas do Ceará e Edital de Festivais Culturais Calendarizados; e da Prefeitura Municipal de Guaramiranga. Apoio cultural: Enel e Cegás. Patrocínio: Minalba Brasil e Banco do Nordeste. Integra a Rede Festivais de Arte e Cultura do Ceará (FACE). O público é convidado a doar 1 quilo de alimento por pessoa. Todo o material arrecadado será direcionado para o programa Ceará sem Fome, do Governo do Estado.

Serviço – Teatro Municipal de Guaramiranga (Rua Joaquim Alves Nogueira, s/n – Centro), Igreja Matriz de Nossa Sra. da Conceição (Praça Frei Honório, s/n – Centro), Igreja da Gruta (Pousada dos Capuchinhos – Ladeira da Gruta, s/n – Centro). Site: www.jazzeblues.com.br. Redes Sociais: Facebook [Festival Jazz & Blues (CE)], Instagram [@festivaljazzeblues].

A programação completa pode ser conferida neste link.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Shopping Park Lagos realiza Park Folia com programação gratuita de Carnaval em Cabo Frio

Rio das Ostras e Macaé somam mais de 1.200 vagas de emprego abertas nesta semana

Aretê e o arquiteto que ensinou Búzios a não crescer demais

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]