Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Menos de 1% das equipes de FM monitoram sustentabilidade

Menos de 1% das equipes de FM monitoram sustentabilidade
Menos de 1% das equipes de FM monitoram sustentabilidade

A comunidade IFM — Inside Facilities Management, em parceria com a Infraspeak, lançou o relatório "O estado das operações de FM 2026", que reúne dados sobre práticas, desafios e prioridades das equipes de Facilities Management em diferentes regiões do mundo.

O estudo foi conduzido em 2025 e reúne respostas de 281 profissionais de 14 países, distribuídos entre África, América Latina e Europa. Do total de participantes, 11% atuam em empresas brasileiras. A pesquisa analisa temas como eficiência operacional, orçamento, uso de indicadores, capacitação e colaboração entre equipes.

De acordo com o relatório, os dados apontam lacunas relevantes em áreas como gestão de dados, planejamento orçamentário, saúde e segurança e sustentabilidade, indicando desafios estruturais nas operações de FM.

Principais achados da pesquisa

Segundo os dados levantados pelo relatório, a eficiência operacional permanece como o principal desafio enfrentado pelas equipes de Facilities Management. Muitas organizações ainda atuam de forma predominantemente reativa, com foco na resolução de ocorrências pontuais.

A pesquisa também indica que sustentabilidade aparece como uma área com baixo nível de maturidade operacional, enquanto a colaboração entre áreas é identificada como um fator relevante para a simplificação das rotinas e melhoria dos resultados.

Entre os dados apurados a partir das respostas dos profissionais participantes do levantamento, destacam-se:

  • Orçamento baseado em histórico: 52% dos respondentes informaram que definem seus orçamentos com base em anos anteriores.
  • Sustentabilidade sem indicadores: nenhum dos profissionais entrevistados declarou acompanhar, de forma estruturada, indicadores relacionados à sustentabilidade ou à saúde e segurança.
  • Capacitação limitada: 56% das equipes relataram oferecer treinamentos apenas no momento da contratação.
  • Colaboração interna: 66% dos entrevistados apontaram a colaboração entre manutenção, operações e gestão como um dos principais apoios à dinâmica interna.
  • Baixa visibilidade financeira: 30% das equipes afirmaram não ter visibilidade completa sobre os gastos com fornecedores.

Os dados acima podem ser conferidos no resumo do relatório, publicado pela Infraspeak.

Conteúdo do relatório

O relatório está organizado em 12 seções, com dados comparativos e sugestões práticas relacionadas a:

  • Perfil das equipes de FM e estrutura operacional
  • Adoção tecnológica e digitalização
  • Gestão de manutenção, orçamento e fornecedores
  • Sustentabilidade, normas e saúde e segurança
  • Indicadores de desempenho e colaboração

"O FM está passando de um papel predominantemente operacional para uma atuação mais estratégica. O relatório reúne dados e referências que podem apoiar esse processo", afirma Scheila Silveira, Regional Marketing Manager LATAM da Infraspeak.

O estudo "O estado das operações de FM 2026" pode ser solicitado gratuitamente à IFM por meio de seus canais oficiais, ou baixado gratuitamente em sua versão integral no link https://inside-fm.com/pt-br/access-global-report/.

Sobre os criadores

A IFM — Inside Facilities Management é uma comunidade internacional independente que reúne profissionais da área de Facilities Management. Desde 2021, promove eventos, produção de conteúdo e iniciativas de troca de conhecimento entre gestores, especialistas e profissionais do setor.

Na América Latina, a comunidade é liderada por Rafael Elias há três anos, com foco na conexão entre profissionais e na discussão de temas relacionados à gestão, operação e transformação digital em FM. "Nascemos para dar visibilidade aos gestores de FM e compartilhar informações que apoiem o desenvolvimento da área dentro das organizações", conta.

A Infraspeak é uma plataforma colaborativa de gestão de facilities que conecta pessoas, processos e dados operacionais. Segundo a empresa, a proposta é apoiar equipes de FM na organização das rotinas, no acompanhamento de indicadores e na integração com prestadores de serviço.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Chez Michou abre filial no Porto da Barra e inaugura nova fase em Búzios

Homem é morto a tiros em praia de Geribá, em Búzios

Brigitte Bardot morre aos 91 anos; visita histórica a Búzios ganha releitura no Brasil

Brigitte Bardot, a Musa que Deu Luz a Búzios, Parte Deixando um Legado Eterno

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]