Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Lula estipula prazo para fim de combustíveis fósseis

Lula estipula prazo para fim de combustíveis fósseis
Lula estipula prazo para fim de combustíveis fósseis

O presidente Lula (PT) estipulou prazo de 60 dias, a partir desta última segunda (8/12), para que quatro ministérios elaborem diretrizes de um chamado "Mapa do Caminho", a fim de promover a transição energética e reduzir a dependência brasileira de combustíveis fósseis. O órgão consultivo do Poder Executivo, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), deve revisar o "Mapa do Caminho".

A determinação foi via despacho presidencial, publicado no Diário Oficial, e os quatro ministérios são: da Fazenda de Fernando Haddad (PT), do Meio Ambiente de Marina Silva (Rede), da Casa Civil de Rui Costa (PT) e de Minas e Energia de Alexandre Silveira (PSD). Além da criação do mapa do caminho, os ministérios terão que apresentar uma proposta para criação do Fundo para a Transição Energética, cujo financiamento será custeado por parcela das receitas governamentais decorrentes da exploração de petróleo e gás natural.

Antes mesmo do início da COP30, o presidente Lula conclamou países a aderirem ao "Mapa do Caminho", mas o tema ficou de fora, sendo rejeitado, principalmente, pelos países petrolíferos, como Colômbia, Espanha, França e Ilhas Marshall, além dos países tidos como parceiros políticos, como Irã e Rússia, além de grandes produtores, como a Arábia Saudita. Ainda assim, sempre que possível, o presidente Lula erguia o tom de voz: "Acelerar a transição energética" e proteger a natureza são as duas maneiras mais efetivas de conter o aquecimento global. Estou convencido de que, apesar das nossas dificuldades e contradições, precisamos de mapas do caminho para, de forma justa e planejada, reverter o desmatamento, superar a dependência dos combustíveis fósseis e mobilizar os recursos necessários para esses objetivos".

Tulio Guitarrari, jornalista e cientista político do grupo EcoPower Eficiência Energética, afirmou que a proposta, se concretizada, promoverá maior conscientização da população a respeito da produção de Gases de Efeito Estufa (GEE) e o quanto estes meios de produção de energia, via termoelétricas, proporcionam de poluição ao meio ambiente. "Não é segredo que as termoelétricas utilizam, como matriz energética, o gás natural, o óleo e o carvão para gerar vapor e movimentar a turbina que produz energia elétrica. Também a biomassa. Todos são grandes poluidores do meio ambiente. Assim, a proposta do governo em reduzir a dependência de combustíveis fósseis irá de encontro ao anseio global por sustentabilidade", apontou Tulio Guitarrari.

A EcoPower é uma empresa de energia solar que já homologou mais de 80 mil projetos residenciais, empresariais, industriais e rurais em todo território brasileiro. "A energia limpa produzida pelas placas solares reduz a emissão de GEE; ou seja, não agride o meio ambiente e representa uma atitude de conscientização sobre a sustentabilidade. Além disso, proporciona economia nas contas de energia mensais", avaliou Tulio Guitarrari.

O crescimento no mercado de energia solar também impulsiona a consciência sobre o meio ambiente e a necessária redução da emissão de GEE. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a capacidade do setor foi ampliada, aproximadamente, em 6,8 GW nos 11 primeiros meses deste ano. Guitarrari alega que a questão econômica é o primeiro pensamento, mas a sustentabilidade passa a ser também analisada já na tratativa do contrato com os clientes: "A procura inicial visa à economia que a energia solar proporciona. Reduções de até 50% já na primeira parcela do financiamento, nos planos oferecidos pela EcoPower, chamam bastante a atenção. Mas, no diálogo entre cliente e franqueado, há conscientização sobre sustentabilidade. O cliente compreende que ele passa a cuidar do futuro de seus filhos, netos e toda posteridade".

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Camila Raupp conquista segundo lugar no Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental com episódio do Prensa Podcast

Defesa Civil alerta para chuva moderada e vento forte em Macaé até quinta (11)

Fishbone celebra 25 anos e transforma Geribá em trilha sonora de verão

Palhasseata ocupa as ruas de Búzios com arte alegria e afeto neste sábado

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]