Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Uso indiscriminado de vitaminas pode trazer riscos à saúde

Uso indiscriminado de vitaminas pode trazer riscos à saúde
Uso indiscriminado de vitaminas pode trazer riscos à saúde

O aumento do interesse por saúde, longevidade e desempenho físico tem impulsionado o consumo de suplementos vitamínicos no Brasil. Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad), 59% da população adulta brasileira consomem algum tipo de suplemento regularmente e cerca de 30% das pessoas afirmam que os suplementos melhoram a disposição física. O levantamento também aponta que o consumo desses produtos no país cresceu cerca de 10% em comparação com a edição anterior da pesquisa, realizada em 2015.

Contudo, de acordo com Alexandre Curvelo Caldas, nutrólogo clínico do Hospital Sírio-Libanês de Brasília, a ingestão excessiva de vitaminas, especialmente sem orientação médica, pode representar riscos à saúde. "Vitaminas são fundamentais para o funcionamento do organismo, mas devem ser consumidas com critério. A automedicação com suplementos pode gerar sobrecarga hepática, distúrbios metabólicos e até problemas cardiovasculares".

Segundo Alexandre, as vitaminas participam de processos fundamentais do organismo, como digestão, reparo celular e replicação de DNA e RNA. O especialista explica que a maioria dessas substâncias não é produzida pelo corpo e deve ser obtida por meio da alimentação. "Uma dieta rica e variada — composta por frutas, verduras, legumes e leguminosas, e que pode incluir laticínios, ovos e carnes — costuma ser suficiente para atender às necessidades do organismo e garantir uma boa saúde".

O especialista ressalta ainda que padrões alimentares que excluem alimentos de origem animal, como ovos, laticínios e carnes, também podem ser nutricionalmente adequados, desde que bem planejados e ajustados às necessidades individuais.

A orientação do nutrólogo é que qualquer suplementação seja precedida de avaliação médica e exames laboratoriais. "Em muitos casos, o que parece prevenção pode se transformar em risco".

Para pessoas com rotina intensa e pouco tempo para cozinhar, manter uma alimentação equilibrada pode ser desafiador. De acordo com o especialista, algumas estratégias simples podem ajudar a garantir o aporte adequado de nutrientes sem a necessidade de recorrer automaticamente à suplementação:

  • Planejar as refeições da semana: uma lista de compras bem-feita evita improvisos e reduz o consumo de alimentos ultraprocessados;
  • Manter frutas lavadas e cortadas na geladeira: facilita o consumo entre tarefas e evita o desperdício;
  • Preparar marmitas balanceadas: arroz, leguminosas (feijão, lentilha), legumes e proteína magra são uma base eficiente;
  • Optar por lanches naturais: castanhas, iogurte natural, ovos cozidos e sanduíches de pão integral são boas opções rápidas;
  • Evitar longos períodos de jejum não planejado: isso pode levar ao excesso de fome e escolhas alimentares ruins.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Mega da Virada pode pagar R$ 1 bilhão e movimenta apostas em todo o país

Ocupação hoteleira em Búzios chega a 89% no Réveillon e mantém alta em janeiro

Verão Enel leva shows de Detonautas, Gabriel O Pensador, Os Garotin e Diogo Nogueira ao Clube Aretê

Réveillon Privilège Búzios 2026 reúne open bar premium, gastronomia e semana de festas em Geribá

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]