Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Brasil e França unem forças contra a RAM na COP-30

Brasil e França unem forças contra a RAM na COP-30
Brasil e França unem forças contra a RAM na COP-30

A resistência aos antimicrobianos (RAM), considerada uma das maiores ameaças globais à saúde pública, estará no centro do debate durante a programação “Resistência aos Antimicrobianos e Saúde Única: o compromisso Brasil-França na COP-30”, que ocorrerá na próxima quinta-feira, 13 de novembro, das 16h às 18h, no estande do Instituto Evandro Chagas (IEC), na Green Zone da COP-30, em Belém (PA).

O evento é uma coorganização do IEC, da bioMérieux, da ANRS e da Embaixada da França no Brasil, com o objetivo de fortalecer a agenda estratégica de cooperação internacional para enfrentar a RAM a partir de uma abordagem One Health / Saúde Única − que integra saúde humana, animal e ambiental.

A programação inclui abertura com autoridades brasileiras e francesas, além de palestras e uma mesa-redonda com especialistas nacionais e internacionais.

Abertura: 13/11, das 16h às 16h25

  • Ethel Maciel – Enviada Especial para Saúde COP-30 Brasil, professora Titular da Universidade Federal do Espírito Santo e doutora em Epidemiologia;
  • Livia Caricio Martins – Diretora IEC/SVSA/MS;
  • Leo Teixeira – Vice-presidente e General Manager bioMérieux Brasil;
  • Sophie Jacquel – Conselheira Científica, Embaixada da França no Brasil;
  • Erica Telford – International Technical Expert, ANRS MIE / Expertise France.

Painel 1 – Resistência aos antimicrobianos e saúde global

Das 16h25 às 16h45

  • Ethel Maciel – Enviada Especial para Saúde COP-30 Brasil, professora Titular da Universidade Federal do Espírito Santo e doutora em Epidemiologia;
  • Cintya de Oliveira – Pesquisadora IEC/SVSA/MS.

Painel 2 – Resistência aos antimicrobianos na Amazônia: uma perspectiva One Health

Das 16h45 às 17h05

  • Lourival Marsola – CCIH CHU-UFPA HJBB.

Painel 3 – Conectando Saúde Única e Saúde Humana: o futuro do diagnóstico e da assistência

Das 17h05 às 17h25

  • Ethel Maciel – COP-30;
  • Cintya de Oliveira – IEC;
  • Lourival Marsola – CHU-UFPA HJBB;
  • Sophie Jacquel – Embaixada da França no Brasil.

Mesa-redonda – Parcerias globais contra a RAM: ciência, política e cooperação por um futuro sustentável

Das 17h25 às 17h55

  • Convidados das instituições coorganizadoras.
  • Moderação: Ruan Fernandes, Medical Advisor Manager na bioMérieux.

Além de discutir o papel do diagnóstico laboratorial na prevenção da RAM e na tomada de decisões clínicas e epidemiológicas, o evento destacará os riscos agravados pela crise climática, que acelera a disseminação de microrganismos resistentes e compromete a eficácia de medicamentos essenciais.

“A COP-30 é um momento histórico para reforçar que clima e saúde são agendas inseparáveis. A resistência antimicrobiana cresce silenciosamente e já provoca milhões de mortes por ano no mundo. Diagnosticar com rapidez e precisão é salvar vidas e preservar a eficácia dos antibióticos para o futuro”, afirma Leo Teixeira, da bioMérieux Brasil.

A programação será transmitida no YouTube do Instituto Evandro Chagas: https://www.youtube.com/@InstitutoEvandroChagas

Líder mundial na área de diagnóstico in vitro desde 1963, a bioMérieux está presente em 45 países e atende mais de 160 países com o apoio de uma ampla rede de distribuidores. Em 2024, o faturamento atingiu € 4 bilhões, com mais de 93% das vendas realizadas fora da França.

A bioMérieux fornece soluções de diagnóstico (sistemas, reagentes, software e serviços) que determinam a origem de doenças e contaminações para melhorar a saúde dos pacientes e garantir a segurança do consumidor. Seus produtos são utilizados principalmente no diagnóstico de doenças infecciosas. Também são utilizados na detecção de microrganismos em produtos agroalimentares, farmacêuticos e cosméticos.

Serviço:

Resistência aos Antimicrobianos e Saúde Única: o compromisso Brasil-França na COP-30

Data: 13 de novembro de 2025.

Horário: das 16h às 18h.

Estande IEC – Green Zone, COP-30 – Belém (PA).

Transmissão ao vivo: @InstitutoEvandroChagas no YouTube.

 

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Em 30 anos de Búzios, a Câmara também construiu sua história de repúdios

Restaurante Místico em Búzios celebra os sabores do Brasil com sobremesa autoral

Búzios, 30 anos: plebiscito que criou o município testou a primeira urna eletrônica do país

Lira Independente homenageia Cabo Frio nos seus 410 anos

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]