Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Canetas emagrecedoras acendem alerta médico

Canetas emagrecedoras acendem alerta médico
Canetas emagrecedoras acendem alerta médico

Com a aproximação do verão, cresce o interesse por estratégias de emagrecimento e, entre elas, o uso das chamadas "canetas emagrecedoras", medicamentos originalmente desenvolvidos para o tratamento de diabetes tipo 2 ou obesidade. Essas medicações utilizam substâncias como liraglutida, semaglutida e tirzepatida e têm sido buscadas por pessoas que desejam resultados rápidos.

Segundo a médica endocrinologista Paula Fábrega, do Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, a procura crescente por esses medicamentos tem sido acompanhada de preocupações. "nos últimos anos, estas canetas emagrecedoras ficaram mais potentes e mais caras, e muitas pessoas passaram a utilizá-las por períodos mais curtos, interrompendo antes do tempo ideal, o que representa um risco".

A endocrinologista explica que o organismo responde ao processo de perda de peso com redução do metabolismo e aumento do apetite. "Enquanto a pessoa usa essa classe de medicações, esses efeitos são amenizados. Mas, ao suspender o tratamento de forma abrupta ou precoce, essa proteção desaparece", afirma. Ela destaca que estudos observam tendência ao retorno do peso anterior em poucas semanas após a interrupção, muitas vezes com maior proporção de gordura corporal.

Fábrega também aponta que a obesidade é uma condição crônica. "Uma vez que o tecido adiposo se forma, ele não desaparece; apenas diminui de volume", avalia.

Sobre possíveis efeitos adversos, a médica considera que "os efeitos colaterais mais frequentes são gastrointestinais, como náuseas, vômitos, constipação e diarreia. Em situações mais raras, podem ocorrer pancreatite e cálculos na vesícula biliar".

A especialista ressalta ainda que oscilações recorrentes de peso podem dificultar futuras tentativas de emagrecimento. "Essas flutuações, conhecidas como efeito sanfona, podem levar, no longo prazo, à redução de massa magra e ao aumento de gordura, contribuindo para quadros como obesidade sarcopênica".

Para pessoas que consideram iniciar o uso das medicações, a endocrinologista analisa que o tratamento deve ser acompanhado por profissionais de saúde. "Não existe solução rápida e isolada. Estudos que interromperam o medicamento após algumas semanas mostraram que os pacientes voltaram a ganhar peso", diz. Ela reforça a importância de associar o uso das medicações a hábitos alimentares saudáveis e prática regular de exercícios.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Festival de Cinema Francês segue em Búzios no Cine Bardot

Câmara de Búzios vota política para pesca artesanal e medidas de proteção às mulheres em bares

Cepro participa de encontro nacional sobre cursinhos populares na UnB

Búzios tem dezembro recorde de navios com chegada de 20 transatlânticos e quase 70 mil passageiros

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]