Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Retomada das viagens de carro aumenta busca pela Carta Verde

Retomada das viagens de carro aumenta busca pela Carta Verde
Retomada das viagens de carro aumenta busca pela Carta Verde

A retomada do turismo rodoviário e o interesse renovado por viagens de carro para países vizinhos, como Argentina, Uruguai e Paraguai, têm ampliado a circulação de veículos brasileiros nas rotas do Mercosul. Nesse cenário, cresce também a demanda pelo Seguro Carta Verde, documento obrigatório para quem pretende cruzar a fronteira dirigindo um veículo emplacado no Brasil.

De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), a Carta Verde é um seguro de responsabilidade civil do proprietário e/ou condutor de automóveis de passeio registrados no Brasil que ingressam em viagem internacional em países membros do Mercosul. A cobertura é voltada a danos causados a pessoas ou objetos não transportados pelo veículo segurado, em caso de acidente em território estrangeiro. A definição oficial e as principais orientações constam no portal do órgão regulador. Órgãos estaduais também reforçam a obrigatoriedade. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), por exemplo, descreve a Carta Verde como um seguro obrigatório instituído pelo Grupo Mercado Comum do Mercosul, destacando que o documento é exigido para a circulação de veículos brasileiros em viagem internacional nesses países. A autarquia lembra que o objetivo é garantir a existência de recursos para indenizar danos causados a terceiros em caso de sinistro.

Portais especializados em seguros ajudam a esclarecer o funcionamento da apólice para o consumidor. No SeguroAuto.org, a Carta Verde é apresentada como um documento que garante cobertura para danos a terceiros não transportados em acidentes fora do Brasil, exigido para veículos que cruzam as fronteiras rumo aos países do Mercosul. O portal detalha quem precisa contratar, quais países exigem o seguro e quais são as principais coberturas oferecidas, além de explicar pontos práticos da contratação. Já a Smartia.com.br explica, em um guia completo sobre o tema, que o Seguro Carta Verde tem foco na indenização de possíveis danos causados a terceiros, incluindo danos corporais, óbito, custos médico-hospitalares, danos materiais, honorários advocatícios e despesas judiciais dentro dos limites previstos na apólice. O conteúdo destaca ainda situações nas quais os terceiros envolvidos são considerados cobertos e esclarece o papel do reboque quando estiver listado na apólice.

Outros textos da Smartia.com.br destacam que a Carta Verde e o seguro auto para viagem podem ser contratados apenas pelo período da viagem, o que torna o produto adaptável a deslocamentos de curta, média ou longa duração. O portal também orienta que a proteção de responsabilidade civil no exterior seja combinada, sempre que necessário, com seguro auto tradicional e seguro viagem, para que o motorista e os ocupantes do veículo também estejam cobertos em relação a despesas médicas e outros imprevistos. Na prática, a contratação do Seguro Carta Verde acompanha a duração da viagem e deve ser feita antes de cruzar a fronteira. Sem o documento válido, o veículo pode ser impedido de seguir viagem ou sofrer sanções administrativas previstas na legislação de trânsito local. Além disso, em caso de acidente sem cobertura, o motorista pode ter de arcar com eventuais indenizações a terceiros em moeda estrangeira, o que representa um risco financeiro significativo.

A digitalização do mercado de seguros tornou o acesso à Carta Verde mais ágil, especialmente para viajantes que deixam a organização da viagem para a última hora. A Economize.com.br, corretora de seguros com atuação nacional, explica em sua página dedicada ao produto que a Carta Verde pode ser cotada e contratada totalmente online, com envio do certificado em formato digital para o e-mail do segurado. No portal, são detalhados os requisitos básicos para contratação, as coberturas e os países atendidos. No blog da empresa, o artigo “"Seguro Carta Verde 2026: preço, cobertura e como contratar para viajar de carro pelo Mercosul" aprofunda o tema, indicando que a apólice é uma proteção internacional obrigatória para veículos emplacados no Brasil que circulam nos países do Mercosul e que o seguro protege o motorista contra danos materiais e pessoais causados a terceiros, garantindo maior segurança jurídica durante a viagem. O texto também descreve o processo de contratação online, incluindo etapas de cotação, envio de dados e emissão do certificado após a confirmação do pagamento.

Segundo materiais do portal Terra, reunidos sob a marca Economize ON, a possibilidade de concluir toda a contratação de forma remota é especialmente relevante para quem já está em deslocamento rumo à fronteira. Nesses casos, é possível fazer a emissão de forma rápida e após o pagamento via Pix ou cartão de crédito reduz o risco de atrasos na fiscalização, desde que o motorista confira previamente as exigências e mantenha o certificado acessível, seja impresso ou em versão digital. Na avaliação de Claudio Royo, Diretor da Economize ON e autor de conteúdos sobre seguros no blog da empresa, a combinação entre informação de qualidade e canais digitais de contratação tende a diminuir o número de motoristas surpreendidos por exigências de documentação na fronteira. A orientação é planejar a viagem com antecedência, consultar fontes especializadas, como SeguroAuto.org, Smartia.com.br e Economize.com.br. E checar se o seguro auto utilizado no Brasil é suficiente ou se será necessário complementar a proteção com a Carta Verde e um seguro viagem internacional.

Ao incluir o Seguro Carta Verde na lista de preparativos básicos, ao lado da revisão do veículo e da documentação pessoal, o motorista brasileiro tende a reduzir riscos financeiros e a cumprir com as normas em vigor no Mercosul. A contratação antecipada, apoiada por corretoras e plataformas online reconhecidas, contribui para que a viagem ocorra de forma mais tranquila e alinhada às exigências de responsabilidade civil nos países visitados.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Cinema francês ocupa a tela do Cine Bardot mais uma semana em Búzios

Programa de castração de Macaé já atendeu cerca de 35 mil animais desde 2023

Gestão do SUAS em Búzios recebe plano voltado à população LGBTQIAPN+

Rio das Ostras tem 710 vagas de emprego e processo seletivo para Entrevistador Social

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]