Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Modular Bahia participa da Bienal de Arquitetura de SP

Modular Bahia participa da Bienal de Arquitetura de SP
Modular Bahia participa da Bienal de Arquitetura de SP

A 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, em cartaz até domingo (19/10) no Pavilhão da Oca, no Parque Ibirapuera, trouxe a crise ambiental para o centro do debate arquitetônico. Com curadoria voltada a soluções radicais para enfrentar eventos climáticos extremos, a edição reúne arquitetos, pesquisadores e comunidades que propõem caminhos diversos para adaptar o habitat humano aos desafios do presente.

Nessa seara, um dos destaques foi a apresentação do Modular Bahia na mostra, residência unifamiliar que utiliza madeira engenheirada como sistema estrutural. Trata-se do primeiro exemplar construído com o Modular BV, sistema desenvolvido pelo escritório UNA barbara e valentim em parceria com a indústria de madeira engenheira CROSSLAM e a Abaeté Construtora e Incorporadora, responsável pela montagem. "O Modular BV propõe uma nova maneira de projetar e construir, que integra, responsabilidade ambiental e eficiência econômica", resume Fernanda Barbara, sócia do UNA barbara e valentim.

O público da mostra pôde conferir a maquete do Modular Bahia, com dois metros de comprimento, além de materiais explicativos que detalham o funcionamento do sistema. A participação reforça o papel da arquitetura em propor soluções contundentes para a emergência climática, alinhando-se ao espírito da Bienal que busca unir ciência, tecnologia e saberes diversos a fim de propor novas formas de habitar.

Para Tulio Gomes, sócio da incorporadora, o fato de o sistema ter sido pensado para chegar pronto ao canteiro fez toda a diferença. "Reduzimos desperdícios, aceleramos a obra e a qualidade da montagem", afirma.

"A participação do Modular BV em uma mostra tão importante quanto a Bienal de Arquitetura comprova que, quando arquitetura e indústria se encontram é possível atingir a precisão e a objetividade, elementos de poder desse sistema construtivo, aliados ao bom design", afirma Renato Simonsen, diretor comercial da CROSSLAM.

Design e sustentabilidade

A abordagem do Modular BV reduz desperdícios e acelera a obra. Segundo Fernanda Barbara, enquanto uma residência tradicional pode levar mais de um ano para ser concluída, a lógica da pré-fabricação permite reduzir esse tempo a alguns meses. "O cronograma de projeto e construção, que sempre depende das condições locais (acessibilidade, disponibilidade de eletricidade, água, declive etc.), é de aproximadamente seis a oito meses", afirma. Por ser modular, o cliente pode escolher como compor o programa e a área total. "A casa pode ter uma sala de estar maior ou menor, módulos para varanda, estúdio, garagem e assim por diante", detalha Fabio Valentim, também sócio do escritório. Implantado na Costa do Cacau, entre o rio e o mar, o Modular Bahia é feito em CLT e MLC de eucalipto de reflorestamento e composto por três pavilhões interligados por deques de madeira, com implantação que respeita o território sensível e valoriza a paisagem natural. Grandes beirais protegem os ambientes da insolação direta, enquanto a ventilação cruzada garante conforto térmico de forma natural, sem a necessidade de equipamentos de climatização. Além disso, o projeto incorpora sistemas de reuso de água, tratamento de esgoto e aquecimento de água por energia solar, ampliando a sustentabilidade para além da estrutura e propondo um modo de habitar mais consciente e autônomo, que preserva o meio ambiente.

Madeira em produção industrial

Diferentemente de outros sistemas construtivos como o concreto, cuja produção libera grandes quantidades de gás carbônico, a madeira engenheirada possibilita o contrário. Ao longo do crescimento das árvores, em florestas com manejo certificado, o carbono da atmosfera é capturado e estocado graças ao processo da fotossíntese. "O resultado é uma pegada ambiental significativamente menor e a possibilidade de transformar o próprio edifício em um estoque de carbono, revertendo o quadro atual, no qual a construção civil figura como um dos setores que mais contribuem para o aquecimento global", afirma Renato Simonsen, da CROSSLAM.

O impacto do Modular BV também é econômico. "Ao adotar um sistema replicável, industrializado e de alto valor agregado, o sistema dialoga diretamente com o mercado da construção civil que busca novas formas de conciliar sustentabilidade e viabilidade de investimento", afirma Túlio Gomes, da Abaeté. Segundo ele, trata-se de uma resposta alinhada às demandas globais por redução da pegada de carbono e, ao mesmo tempo, à necessidade de escala que caracteriza grandes operações imobiliárias, incluindo, mas não se limitando, aos empreendimentos residenciais. "O projeto conecta inovação tecnológica a um setor consolidado, com potencial de transformação positivo tanto ambiental quanto financeiramente", resume. A estrutura está sendo aplicada a mais projetos em diferentes localidades, incluindo um empreendimento de hospitalidade no Ceará e um lounge privativo em um aeroporto em Alagoas. "O Modular Bahia representa um chamado para um modo de construir mais sensível, em respeito ao ambiente, ao clima e ao contexto", afirma o arquiteto Fabio Valentim. "Muito mais do que pré-fabricação, é um modelo sustentável e replicável que se adapta ao contexto local sem apagá-lo", completa. Ao participar da 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, o Modular Bahia se insere em uma narrativa global que reconhece a urgência de recriar nossas formas de construir, morar e coexistir.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Câmara de Búzios analisa criação de Taxa de Turismo Sustentável com cobrança sazonal

Aos 91 anos, Brigitte Bardot é internada em estado grave na França

Paulo Ricardo abre o festival MPB in Búzios

Prefeitura de Búzios remove quebra-molas instalados pelo DER após causar transtornos no trânsito

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]