Search
Degradê com CSS

Artista mineira exibe “Coreografias da Forma”, em São Paulo

Artista mineira exibe “Coreografias da Forma”, em São Paulo
Artista mineira exibe “Coreografias da Forma”, em São Paulo

A artista visual Juliana Sícoli inaugura em São Paulo sua nova exposição "Coreografias da Forma", na Casa Birman, em cartaz até 30 de outubro. Com curadoria de Guilherme Kfouri, diretor criativo da marca, a mostra marca o lançamento da série "Bailarinas", conjunto inédito de esculturas em aço corten e aço inox polido que traduzem – em matéria e movimento – a força e a leveza do gesto feminino em dança.

As esculturas se apresentam como corpo central da exposição, instaurando um diálogo sensível com as demais obras exibidas. Três peças externas acolhem o público já na chegada, em contraste com as 14 obras expostas no interior do espaço – entre fotografias e tapeçarias – que expandem a narrativa visual da artista. O encontro entre linhas duras e gestos poéticos convida o espectador a refletir sobre a tensão entre rigidez e fluidez, contenção e expansão, forma e emoção.

Segundo Juliana, a mostra é uma metáfora da existência. "Coreografias da Forma descreve a própria experiência de existir. Falo da tensão entre extremos, de contenção e expansão, de silêncio e celebração, para identificar que é nessa travessia que o ser humano se reinventa. A dança representa esse entremeio, onde a matéria da vida se transforma e novos sonhos ganham forma", afirma a artista.

Além de apresentar as novas esculturas, a exposição estabelece uma continuidade da pesquisa de Juliana Sícoli, em que fotografia, escultura e tapeçaria tem o objetivo, segundo a artista, de investigar a potência do feminino em sua essência como metáfora universal.

Sobre a artista
Juliana Sícoli (1983) é artista visual, com pós-graduação em Fotografia e Artes Visuais e em Psicologia Positiva. Em constante formação em psicanálise, ela trabalha fotografias, esculturas, tapeçarias e intervenções com materiais de corte e de costura. A pesquisa da artista parte de experiências pessoais que também se relacionam a vivências de outras mulheres. Suas obras estabelecem uma relação entre imagem e psique, apresentando reflexões sobre aspectos ligados ao universo feminino.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Maricá abre audição para intercâmbio no Ballet Nacional de Cuba

Governo lança nova fase do Plano Brasil Soberano com R$ 40 bilhões em crédito pelo BNDES

Projeto ‘Rio das Ostras Instrumental’ lança temporada 2025

PM apreende drogas avaliadas em R$ 58 mil em área de mata em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!