Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Limpeza de cortinas residenciais e comerciais exige atenção

Limpeza de cortinas residenciais e comerciais exige atenção
Limpeza de cortinas residenciais e comerciais exige atenção

Além de controlar a entrada de luz externa e favorecer a privacidade, as cortinas podem colaborar para a estética de diversos ambientes, como casas e escritórios. Apesar disso, também podem acumular poeira, poluição, ácaros e alérgenos que podem comprometer a saúde e o bem-estar de seres humanos e pets.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) veiculados pelo Ministério da Saúde, 35% da população mundial sofre com doenças alérgicas respiratórias. Assim, ganham destaque questões sobre a frequência ideal da higienização das cortinas para evitar o acúmulo de poeira e ácaros, e o papel das empresas especializadas nesse serviço.

Para Pedro Sampaio, especialista em limpeza da Dr. Lava Tudo, é preciso ficar atento aos principais problemas causados pelo acúmulo de poeira e ácaros nas cortinas. “As cortinas funcionam como verdadeiros filtros de ar: retêm partículas de poeira, ácaros, poluição e até pelos de animais”, pontua.

Ele reforça que, quando não são higienizadas regularmente, esses resíduos se acumulam e podem provocar odores desagradáveis, manchas no tecido e, principalmente, problemas respiratórios para quem convive no ambiente.

Sampaio destaca que, além de questões estéticas, a falta de limpeza pode trazer diversos impactos para a saúde dos moradores ou colaboradores. “O acúmulo de poeira e ácaros nas cortinas pode agravar alergias, rinite, asma e outros problemas respiratórios”, frisa. 

Em espaços corporativos, prossegue, o acúmulo de poeira e ácaro nas cortinas ainda pode impactar na produtividade dos colaboradores e aumentar o índice de afastamentos por questões de saúde. “Ou seja, a limpeza não é somente estética, mas também preventiva”, articula.

O especialista em limpeza da Dr. Lava Tudo revela que existem tecidos mais propensos a acumular sujeira e ácaros do que outros: “Tecidos mais pesados e encorpados, como veludo e jacquard, tendem a reter mais poeira e microrganismos. Já materiais leves, como voil e linho, acumulam menos, mas ainda assim precisam de higienização regular, já que a sujeira se deposita de forma invisível nas fibras”.

A seguir, Sampaio explica qual a frequência recomendada para limpeza de cortinas em ambientes residenciais e em espaços comerciais:

  • Residenciais: a cada seis meses, podendo variar conforme o nível de poluição e presença de crianças ou pets;
  • Comerciais: a cada três a quatro meses, já que o fluxo de pessoas é maior e a circulação de ar costuma ser reduzida em ambientes climatizados.

Empresas especializadas podem ajudar

De acordo com Felipe Ataide, chefe de operações da Dr. Lava Tudo, em determinados casos é indicado um processo de higienização mais profundo, como a limpeza a seco ou por extração: “Quando há manchas visíveis, odores fortes, excesso de poeira acumulada ou em locais com alta incidência de alergias, é preciso prestar uma atenção especial”.

Segundo Ataíde, tecidos delicados, como seda ou fibras naturais, também exigem técnicas específicas, como a limpeza a seco, para evitar danos ao item. “Já a limpeza por extração é indicada para cortinas mais robustas, garantindo a remoção profunda de sujeira e microrganismos”, complementa.

Uma empresa especializada em limpeza de cortinas pode utilizar diversos métodos para garantir a preservação do tecido e, ao mesmo tempo, eliminar sujeiras e microrganismos.

“A Dr. Lava Tudo faz a retirada e entrega da cortina diretamente no endereço do cliente. A cortina passa por uma inspeção para identificar manchas, mofo ou outros detalhes. Escolhemos o processo de lavagem, de acordo com o tecido da cortina”, completa.

Segundo Ataíde, a adoção de hábitos simples no dia a dia pode ajudar a manter as cortinas limpas por mais tempo:

  • Arejar os ambientes diariamente;
  • Passar o aspirador de pó com bocal apropriado nas cortinas entre as limpezas profissionais;
  • Evitar fumar ou cozinhar próximo às cortinas;
  • Manter janelas e portas limpas, já que a poeira externa também se deposita nas cortinas.

“Esses cuidados simples prolongam a vida útil do tecido e reduzem a necessidade de limpezas emergenciais”, assegura o chefe de operações da Dr. Lava Tudo.

Para mais informações, basta acessar: https://drlavatudo.com/

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Cabo Frio inicia obra emergencial de drenagem na Rua Porto Alegre e trânsito sofre alterações

Corte Real do Carnaval 2026 é eleita na Cidade do Samba com Danilo Vieira e Caroline Xavier à frente da realeza

Justiça reconhece direito de moradia em área do Parque da Costa do Sol

“O Filho de Mil Homens”: filme gravado em Búzios estreia mundialmente na Mostra SP

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]