Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Livro “Cabeça de Candidato” traz os bastidores das eleições

Livro "Cabeça de Candidato" traz os bastidores das eleições
Livro "Cabeça de Candidato" traz os bastidores das eleições

O que se passa na mente de quem decide disputar uma eleição? Quais são os medos, vaidades e estratégias que podem definir vitória ou derrota nas urnas? Essas são algumas das questões abordadas em “Cabeça de Candidato”, livro escrito pelo marqueteiro Alberto Lage e pela psicóloga Iracema Rezende, que será lançado em São Paulo no dia 5 de novembro, na Livraria da Vila, em Vila Madalena.

A obra, publicada pela Editora Labrador, examina o comportamento de candidatos sob a ótica emocional e estratégica, com base em experiências de marketing político e pesquisa qualitativa. O lançamento em Belo Horizonte, cidade natal dos autores, ocorreu em 4 de outubro e reuniu profissionais e interessados em comunicação política.

De acordo com os autores, fatores pessoais e psicológicos influenciam diretamente as decisões e o desempenho eleitoral. “O candidato é um ser humano como qualquer outro, e fazer com que ele entenda isso é fundamental para o sucesso de uma corrida eleitoral. É importante que ele tenha clareza sobre a realidade ao seu redor. Não adianta achar que vai ganhar e ponto final. O trabalho é árduo e o tempo é curto para lidar com egos e vaidades”, afirma Alberto Lage.

A obra também discute a importância das pesquisas qualitativas no planejamento de campanha. “É muito importante saber ler, entender e aceitar os resultados das pesquisas qualitativas. Muitas vezes, os candidatos não querem enxergar o que os eleitores realmente pensam sobre eles ou sobre seus governos. Essa atitude é o caminho certo para o fracasso eleitoral. A pesquisa qualitativa não muda a opinião dos eleitores, mas orienta o rumo que a campanha deve tomar”, explica Iracema Rezende.

O prefácio é assinado pelo cientista político Felipe Nunes, Ph.D. em Ciências Políticas pela Universidade da Califórnia (UCLA) e fundador do Instituto Quaest. Ele destaca a importância da comunicação assertiva nas campanhas: “Não basta comunicar-se bem; é preciso comunicar a mensagem certa, para o público certo, no momento certo. A história está repleta de exemplos de candidatos que ignoraram essa lição e, por isso, pagaram o preço nas urnas”.

Com base em casos reais e análises de bastidores, o livro aborda dilemas éticos, gestão de crises, dinâmica de equipe e a relação entre candidatos e eleitores. Entre os episódios relembrados estão disputas históricas, como a eleição de 1989, entre Fernando Collor de Mello e Luiz Inácio Lula da Silva, usadas para ilustrar como decisões estratégicas e emocionais moldam campanhas.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Câmara de Búzios analisa criação de Taxa de Turismo Sustentável com cobrança sazonal

Aos 91 anos, Brigitte Bardot é internada em estado grave na França

Paulo Ricardo abre o festival MPB in Búzios

Prefeitura de Búzios remove quebra-molas instalados pelo DER após causar transtornos no trânsito

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]