Search
Degradê com CSS

Aumenta o número de concessionárias privadas de saneamento

Aumenta o número de concessionárias privadas de saneamento
Aumenta o número de concessionárias privadas de saneamento

Recente levantamento realizado pela Associação Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon) e o Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Sindcon), mostra que desde 2019 o aumento no número de municípios atendidos por concessionárias privadas de serviços públicos de água e esgoto foi de 516%, de forma que atualmente um em cada três municípios brasileiros já conta com uma gestão privada dos serviços de água e esgoto.

Este crescimento só foi possível em função das regras que estimulam a concessão dos serviços e a ampliação dos investimentos, mas mesmo com este crescimento, de acordo com a 17ª edição do Ranking do Saneamento, publicado em 2025, pelo Instituto Trata Brasil (ITB), em parceria com GO Associados, a falta de acesso à água potável impacta em 16,9% dos brasileiros e 44,8% não possuem coleta de esgoto, ocasionando problemas na saúde, produtividade no trabalho, valorização imobiliária, turismo e na qualidade de vida da população, impactando no desenvolvimento socioeconômico do país.

De acordo com os dados mais recentes das pesquisas domiciliares realizadas pelo IBGE, o número de domicílios ligados à rede de coleta e tratamento de esgoto subiu de 68,2% do total, em 2019, para 69,9% em 2023, sendo o maior aumento identificado nos lares de famílias pobres, com renda inferior a meio salário mínimo por pessoa da casa, onde o aumento foi de 48,7% em 2019, para 54,4% em 2023.

Segundo Paula Vivacqua, sócia da Vivacqua Advogados, “a desigualdade dos números apresentados nas apurações realizadas pelo Instituto Trata Brasil e o IBGE ocorre em função da sistemática de apuração adotada por cada um destes entes, mas a situação apresentada por ambos não afasta a preocupação com relação ao cumprimento do prazo para a universalização dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto, que termina em 2033, de acordo com o Marco Legal do Saneamento”.

Recorda a advogada que “a diferença da cobertura das redes de abastecimento de água e de esgoto, existe porque na década de 70 surgiu o Plano Nacional de Saneamento (PLANASA), que propiciou a criação das Companhias Estaduais de Saneamento Básico, as quais destinaram a maior parte de seus esforços para o abastecimento de água”.

E conclui dizendo que “a conscientização quanto à importância da segurança hídrica foi primordial para garantir a compreensão de todos quanto à necessidade da disponibilidade de água em quantidade e qualidade para todos os setores da sociedade, com relação ao abastecimento tanto do indivíduo quanto de todos os setores produtivos, a preservação dos corpos hídricos e a manutenção da saúde da população”.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Maricá avança em projeto para instalação de base de lançamentos espaciais nas Ilhas Maricás

Hospital Ronaldo Gazolla promove campanha de doação de sangue em parceria com Hemorio

Instituto Dominus inicia 2º semestre com foco na consolidação dos aprendizados e integração de saberes

Phil Rajzman é vice-campeão no 24º Duke’s OceanFest, tradicional campeonato do Havaí

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!