Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Estresse aumenta no fim do ano e acende alerta emocional

Estresse aumenta no fim do ano e acende alerta emocional
Estresse aumenta no fim do ano e acende alerta emocional

Um estudo feito pela Internacional Stress Management Association – Brasil (Isma-BR) apontou que o estresse aumenta 75% no fim do ano. Já a pesquisa feita pela American Heart Association revelou que 79% das pessoas ficam tão preocupadas em criar momentos especiais para os outros que se esquecem de si mesmas, e 71% se arrependem de não reservarem tempo para relaxar.

De acordo com especialistas, a síndrome de fim de ano, conhecida como "dezembrite", não é um diagnóstico médico, mas um conjunto real de sintomas emocionais que se intensifica no fechamento do ano. Segundo Erica Oliveira, gestora pedagógica e franqueada do Supera, mecanismos psicológicos e neurais aumentam nesta época festiva. "Festas ativam mecanismos de avaliação social e comparação (córtex pré-frontal medial + redes de recompensa). Expectativas elevadas sobre "como tudo deve ser" geram discrepância entre ideal e real, que é gatilho para ansiedade".

Para a gestora, pressões financeiras, incertezas, rotina interrompida e sono desregulado também aumentam a sensação de ameaça ambígua. "Pesquisas e relatórios populacionais indicam que o dinheiro é uma das principais fontes de stress sazonal. O cérebro interpreta a ambiguidade como um sinal de possível ameaça, elevando a ansiedade. Mudanças na rotina, sono e alimentação reduzem a capacidade do córtex pré-frontal de inibir respostas emocionais automáticas, portanto mais reatividade emocional e menos controle".

Erica Oliveira ressalta que "a solidão em meio à multidão, lembranças dolorosas e sobrecarga de estímulos e decisões são pontos de destaque". A presença física de pessoas nem sempre alivia a sensação de isolamento; para muitos, festas lembram perdas e ausências — isso ativa redes de processamento afetivo ligadas à tristeza e à ansiedade. "Revisões sobre isolamento social mostram relação direta com piora de ansiedade e estresse. Muitas escolhas (presentes, eventos, menus) causam fadiga cognitiva, reduzindo autocontrole e ampliando respostas emocionais. Resulta em irritabilidade, ruminação e uso de estratégias de escape (álcool, comida), que retroalimentam a ansiedade".

Entretanto, existem algumas atividades que ajudam a lidar com o estresse causado pelo fim de ano. "Meditação breve, respiração consciente 5 minutos — 4s inspiração/6s expiração; técnicas cognitivas "worry time", agendar 15–20 minutos diários para "preocupar-se", desloca a ruminação para um período controlado, reavaliar pensamentos catastróficos; exercício aeróbico e atividades leves aumentam neurotransmissores (endorfina, serotonina) e reduzem nível de cortisol, melhorando humor e sono — ajudam a aumentar a resiliência ao estresse".

"Manter horários regulares, evitar telas antes de dormir e limitar álcool reduz reatividade emocional; conectar-se ativa redes de regulação social e oxitocina, reduzindo percepção de ameaça; orçar presentes, dividir responsabilidades e simplificar compromissos reduz incerteza e carga cognitiva e relaxamento muscular progressivo (PMR) por 10 min diminui tensão e sinal de alarme somático".

Erica Oliveira ainda reforça que, "se a ansiedade interfere em sono, trabalho, comer ou se surgem pensamentos persistentes de desesperança ou de autoagressão, procure um profissional de saúde mental. Intervenções breves de TCC e MBIs têm evidência robusta e podem ser adaptadas para o período festivo".

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Denúncia sobre situação da Escola Municipal Justiniano de Souza chega ao Ministério Público em Cabo Frio

Fan Fest em Copacabana reúne Xande, Iza, Alcione e Gloria Groove neste fim de semana

Passeio premium de catamarã é opção para quem se hospeda ou visita Búzios

Paralamas do Sucesso encerram temporada de verão no Morro da Urca

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]