Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Victor P. Viana lança na FLIP 2025 a obra “O homem que vomitava sapos”

Victor P. Viana lança na FLIP 2025 a obra "O homem que vomitava sapos"
Victor P. Viana lança na FLIP 2025 a obra "O homem que vomitava sapos"

Durante a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), o escritor e jornalista Victor P. Viana lança seu novo livro, “O homem que vomitava sapos”, publicado pela Sophia Editora. A obra será apresentada no dia 31 de julho, às 17h, na Casa Gueto, no Centro Histórico de Paraty.

Uma coleção de textos que transitam entre o real e o fantástico, com forte influência do cotidiano vivido no interior do estado do Rio, reúne contos, crônicas e artigos com passagens publicadas anteriormente em veículos como o jornal satírico “O Perú Molhado”, que circulou por décadas em Búzios. Segundo o autor, nem todos os textos são ficcionais. “Há relatos reais — entrevistas e reportagens que escrevi como jornalista —, mas em um estilo literário que fui desenvolvendo com o tempo”, explica.

A obra explora a potência do olhar cotidiano e suas distorções. Em muitos textos, o real aparece deformado ou exagerado, como no conto O saco de bosta, em que o humor escatológico se transforma em crítica social. Já o conto-título parte da metáfora de “engolir sapos” para apresentar um personagem que, depois de anos de silêncio, começa a expelir suas angústias em público de forma surpreendente.

Grande parte dos cenários é inspirada em cidades da Região dos Lagos, como Cabo Frio e Búzios, onde o autor vive desde 2005. “Essa região é o meu sertão”, diz. A vivência como jornalista, inclusive, contribuiu para a construção do estilo. “Foi nas redações locais que encontrei os temas e desenvolvi o ritmo da escrita”.

A edição conta ainda com ilustrações do artista visual Davi Gautto, de 16 anos, filho de Victor. “Ele entendeu perfeitamente o universo do livro e traduziu visualmente o que cada texto carrega de grotesco, poético ou surreal”, afirma o autor. Davi destaca a imagem do conto principal como a mais impactante: “Sabia que essa seria a história que representaria toda a obra”.

Sobre o autor

Victor P. Viana é jornalista, escritor e pesquisador. Nasceu em Itaboraí, foi criado em Cachoeiras de Macacu e vive em Armação dos Búzios desde 2005. Fundador do portal Prensa de Babel, é também autor do livro “A criança debaixo do guarda-chuva” (2021), uma narrativa poética com escrita não sexista voltada ao público jovem.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Lançamento de livro sobre Octavio Raja Gabaglia celebra legado do “Estilo Búzios”

Plano Municipal de Saneamento Básico volta à pauta da Câmara de Búzios nesta terça (4) após duas audiências públicas

Trecho da Estrada da Fazendinha será interditado para obras de drenagem em Búzios

Búzios celebra a Lua Cheia da Água “Mni Wí” com ritual Lakota na Praia das Caravelas

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]