Search
Degradê com CSS

Cine FACERES exibe filmes sobre trabalho e saúde

Cine FACERES exibe filmes sobre trabalho e saúde
Cine FACERES exibe filmes sobre trabalho e saúde

A Faculdade de Medicina FACERES retoma, a partir de 13 de agosto, o projeto Cine FACERES, trazendo à tela uma seleção de filmes nacionais e internacionais que abordam as complexas relações entre trabalho, sofrimento e adoecimento. As sessões serão realizadas às 18h, no auditório da instituição, com entrada gratuita e abertas à comunidade acadêmica e ao público de São José do Rio Preto.

A curadoria é assinada pelo professor Dr. Araré Carvalho, em parceria com o Núcleo Acadêmico Cultural (NAC) da FACERES. O objetivo é usar o cinema como ferramenta de reflexão crítica sobre os impactos físicos, mentais e sociais das condições de trabalho em diferentes contextos. “Este ciclo convida a refletirmos sobre como construir uma sociedade que promova a saúde integral e o trabalho digno”, afirma o professor.

Ao todo, serão exibidos oito filmes com temas como assédio moral, desemprego, precarização, desigualdade de classe e invisibilidade de trabalhadores essenciais. Com obras consagradas de cineastas como Ken Loach, Chloé Zhao e Anna Muylaert, o projeto propõe ampliar o debate sobre os desafios contemporâneos do mundo do trabalho.

Programação:

  • O Sucesso a Qualquer Preço (Glengarry Glen Ross, 1992), James Foley, EUA – Drama sobre pressão corporativa e assédio moral no mundo dos negócios.
  • Ou Tudo ou Nada (The Full Monty, 1999), Peter Cattaneo, Reino Unido – Comédia dramática sobre desemprego e reinvenção profissional na Inglaterra pós-industrial.
  • Dois Dias, Uma Noite (Deux Jours, Une Nuit, 2014), Irmãos Dardenne, Bélgica/Itália – Drama social sobre uma trabalhadora que luta para evitar sua demissão.
  • Eu, Daniel Blake (I, Daniel Blake, 2016), Ken Loach, Reino Unido/França – Drama realista sobre burocracia e adoecimento nos sistemas de proteção social.
  • Você Não Esteve Aqui (Nomadland, 2020), Chloé Zhao, EUA – Road movie sobre trabalhadores nômades na economia pós-crise americana.
  • Pão e Rosas (Bread and Roses, 2000), Ken Loach, Reino Unido/Alemanha/Espanha – Drama político sobre exploração laboral e organização sindical.
  • Trabalhar Cansa (2011), Juliana Rojas e Marco Dutra, Brasil – Drama/terror social sobre o trabalho doméstico.
  • Que Horas Ela Volta? (2015), Anna Muylaert, Brasil – Drama social sobre desigualdades de classe e trabalho afetivo.

 

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Macaé discute retomada dos voos comerciais em reunião com Zurich Airport e Azul

The Town 2025: Travis Scott, Green Day, Backstreet Boys, Mariah Carey e Katy Perry são os headliners do maior festival de SP

Rio das Ostras recebe tributo a Ney Matogrosso com espetáculo “Ney: O Sangue Latino”

Prefeito de Búzios, Alexandre Martins; primeira-dama e vice são absolvidos da acusação de abuso de poder econômico

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!