Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Brasília sedia 6º Prêmio Rede Governança Brasil (RGB)

Brasília sedia 6º Prêmio Rede Governança Brasil (RGB)
Brasília sedia 6º Prêmio Rede Governança Brasil (RGB)

O Prêmio Rede Governança Brasil (RGB) valoriza organizações públicas que se destacam na adoção de práticas de governança essenciais ao desenvolvimento sustentável, à equidade social e à defesa dos direitos humanos. No dia 4 de novembro, Brasília recebe a 6ª edição do prêmio, em cerimônia realizada pela RGB e pelo IGCP, no Estúdio da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O evento reúne representantes de organizações participantes, convidados e imprensa. As premiações contemplam órgãos do Executivo, Legislativo, Judiciário, estatais e municípios participantes do Programa Nacional em Governança Pública (PRONAGOV), iniciativa que já capacitou quase 400 municípios, avaliados quanto ao desempenho em governança. A recepção começa às 18h e a revelação dos premiados ocorre às 19h.

Com abrangência nacional, o Prêmio RGB tem como anfitrião o embaixador da RGB, Ministro Augusto Nardes (TCU), reforçando o compromisso com a tese da governança pública no Brasil, iniciada por ele próprio em 2015, à frente do Tribunal de Contas da União (TCU).

Categorias premiadas

Em nível federal, duas entidades serão premiadas em cada uma das seguintes categorias: Executivo Federal – Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional; Legislativo Federal, Poder Judiciário e Funções Essenciais à Justiça da União; e Estatais, Sociedades de Economia Mista e Paraestatal. Já, em nível municipal (participantes do PRONAGOV e mentorias da RGB), as premiadas se distribuem por quatro faixas populacionais: Categoria 1 – municípios com mais de 300 mil habitantes; Categoria 2 – entre 100.001 e 300 mil; Categoria 3 – entre 50.001 e 100 mil (cada uma com um município premiado); e Categoria 4 – até 50 mil habitantes (com três municípios premiados).

Rigor técnico e transparência

Segundo o coordenador da comissão julgadora, Márcio Medeiros, "o prêmio é avaliado por um júri plural de sete membros" – Conselho de Ética da RGB, CFC, CFA, Fix Governança e Gestão, Instituto Protege, IGCP e dois representantes da Meta5 –, assegurando escrutínio técnico e menor viés. A comissão atua voluntariamente em três etapas (avaliação, revisão e validação colegiada), cabendo ao coordenador harmonizar a metodologia e zelar pela uniformidade das decisões. O regulamento adota referências independentes, como o iESGo/TCU (federal) e o IGM-CFA aliado ao PRONAGOV (municipal), além de checagem de evidências públicas e auditorias, balizadas pelo Decreto 9.203/2017, pelo Referencial Básico de Governança do TCU e pelo Código de Boas Práticas da RGB (edital: www.rgb.org.br/2025-regulamento). "O diferencial do prêmio é reconhecer evidências concretas que conectem governança a resultados mensuráveis – especialmente em inovação e integridade –, com transparência e sustentabilidade institucional", afirma Medeiros.

Além das categorias tradicionais, o evento mantém o Selo de Excelência em Governança e menções honrosas especiais, com uma novidade esse ano: Comenda "Ministro João Augusto Ribeiro Nardes – Immortels Pro Governatia et Integritate", honraria fruto da parceria entre a RGB, IGCP e a Associação Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (ABRASCI), para reconhecer membros da Rede que se destacaram por contribuições relevantes ao fortalecimento da governança no Brasil.

Parcerias relevantes chancelam a premiação

O evento conta com patrocínio da CAIXA – Governo Federal, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e do Sistema Transporte – composto por CNT, SEST SENAT e ITL -, além de apoio institucional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), do Conselho Federal de Administração (CFA), do Instituto Desenvolver, da Fix Governança e Gestão, do Portal de Compras Públicas, da Plano Consultoria, do Instituto Protege, da BandNews, da Associação Brasileira de Servidores da Carreira de Infraestrutura (Abrasci) e da Meta5 Consultoria.

Serviço: VI Prêmio Rede Governança Brasil – 2025

Data: 4 de novembro de 2025, terça-feira, às 18h

Local: Estúdio da CNI – Confederação Nacional da Indústria, Brasília/DF

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

HMRP passa a emitir certidões de nascimento e óbito em Búzios

Búzios atualiza regras para entrada e circulação de veículos turísticos antes da alta temporada

Robinho assume futebol da Cabofriense e aposta em talentos da Região dos Lagos

PM é preso em São Pedro da Aldeia por execuções ligadas à milícia em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]