Search
Degradê com CSS

Economia circular pode gerar 7 milhões de empregos no Brasil

Economia circular pode gerar 7 milhões de empregos no Brasil
Economia circular pode gerar 7 milhões de empregos no Brasil

A economia circular vem ganhando espaço no Brasil como um modelo sustentável capaz de gerar impactos econômicos e ambientais positivos. Segundo um estudo do Ministério do Meio Ambiente (MMA), com um avanço significativo nesse setor, seria possível gerar cerca de 7 milhões de novos empregos no país até 2030.

O comportamento do consumidor também reforça a importância do investimento em práticas de reciclagem e reaproveitamento de materiais. De acordo com uma pesquisa conduzida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 88% dos brasileiros afirmam adotar com frequência ao menos cinco práticas sustentáveis em seu dia a dia. Além disso, 75% dos entrevistados demonstram preocupação com a sustentabilidade no uso de recursos naturais do país, o que pode indicar uma tendência de valorização de empresas que promovem iniciativas de impacto ambiental positivo.

O desperdício de materiais recicláveis também representa uma perda financeira expressiva em escala global. Um estudo da Boston Consulting Group (BCG) revela que, anualmente, aproximadamente R$ 1,2 trilhão de reais são desperdiçados mundialmente devido ao descarte inadequado de materiais que poderiam ser reaproveitados.

Nesse contexto, iniciativas de certificação de reciclagem, como o Certificado de Crédito de Reciclagem (CCR), têm sido implementadas nos últimos anos no Brasil para incentivar a destinação adequada de resíduos sólidos. O CCR permite que empresas financiem a reciclagem de uma quantidade equivalente aos resíduos que geram, contribuindo para a cadeia de coleta e processamento de materiais recicláveis.

“A economia circular no Brasil só avançará com o engajamento de empresas e consumidores. Atualmente, apenas 8% dos resíduos sólidos urbanos são reciclados no Brasil, evidenciando tanto o desafio quanto o potencial deste mercado. A reciclagem de materiais como vidro e alumínio pode reduzir em até 80% as emissões de CO₂ quando comparada à produção de material virgem. Aumentar os índices de reciclagem não só preserva os recursos naturais, mas também impulsiona a geração de empregos e fomenta a inovação no setor de resíduos, fortalecendo um mercado mais sustentável e responsável”, afirma Rodrigo Palos, Diretor de Novos Negócios da eureciclo.

Sobre a eureciclo

A eureciclo oferece certificados de reciclagem que atestam a compensação ambiental de resíduos gerados por empresas. A iniciativa funciona por meio da compra de créditos de reciclagem, que são repassados a operadores dessa cadeia. Esse modelo tem o objetivo de rastrear e registrar a destinação de materiais recicláveis, contribuindo para a estruturação do setor de reciclagem.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Encenação da Paixão de Cristo retorna à Praia de Imbetiba, em Macaé

Barra de São João recebe Circuito Sesc Jazz & Blues com artistas do Brasil e dos EUA

Búzios sediará Campeonato Brasileiro de Vela Oceânica durante a Búzios Sailing Week 2025

Longa-metragem nacional com Débora Falabella tem cenas gravadas em Cabo Frio com apoio da Prefeitura

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!