Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Mudanças climáticas representam um desafio para atividade humana

Mudanças climáticas representam um desafio para atividade humana
Mudanças climáticas representam um desafio para atividade humana

As mudanças climáticas são alterações de longo prazo nos padrões de temperatura e clima da Terra. A partir da década de 1950, o processo se intensificou com a Revolução Industrial, final do século XVIII, quando iniciou a queima do carvão e petróleo em larga escala.

As emissões de gases de efeito estufa (GEE) figuram entre os principais vetores do agravamento das mudanças climáticas em escala global.

O Acordo de Paris prevê limitar o aquecimento global a 1,5°C. Isso exigiu que as emissões globais caíssem 45% em relação aos níveis de 2010 até 2030 e continuem caindo drasticamente para atingir emissões líquidas zero até 2050.

As emissões dos países em desenvolvimento aumentaram 43,2% entre 2000 e 2013. Esse aumento é amplamente atribuído ao aumento da industrialização e à elevação da produção econômica medida em termos de PIB.

"Se não for limitado o aquecimento a 1,5 °C até o final deste século, os cientistas alertam para riscos irreversíveis aos ecossistemas e à economia global. Além de contribuir para o combate à crise climática, a adoção de fontes renováveis também prepara o setor industrial para atender às exigências do futuro", salienta Vininha F. Carvalho, economista, ambientalista e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

De acordo com dados do Climate Watch, em 2022 o Brasil ocupou a sexta posição no ranking dos maiores emissores de GEE do mundo. O setor industrial foi responsável por 154 milhões de toneladas de CO2 emitidos em 2023, segundo dados do Observatório do Clima de 2023 e do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG).

A Unesco informou que 2023 foi o ano com as maiores temperaturas dos oceanos. Nos últimos 20 anos, a taxa do aquecimento global duplicou e a costa brasileira tem estado cerca de 2ºC acima da média histórica. Entre as muitas consequências desses fenômenos está o aumento da salinidade, que pode ter impacto direto sobre atividades marinhas.

"Aprovada em 11 de dezembro de 2024, a Lei nº 15.042 criou o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE) com a finalidade de controlar, monitorar e reduzir emissões de carbono no Brasil", finaliza Vininha F. Carvalho.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Moradores denunciam abandono de Praia da Rasa, em Cabo Frio, e acionam o Ministério Público Federal

Festival de Churrasco Princesa retorna a Búzios e aposta em experiência gastronômica à beira-mar

Cervejaria Búzios completa 15 anos e celebra trajetória com festa aberta ao público na Marina

Follow the Sun conecta Tawa Beach e Privilège em fim de semana que atravessa o dia e a noite em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]