Search
Degradê com CSS

Gamificação transforma vendas na indústria da beleza

Gamificação transforma vendas na indústria da beleza
Gamificação transforma vendas na indústria da beleza

A gamificação aplica desde elementos de jogos, até interações cotidianas para aumentar a participação dos consumidores. Utilizada em setores como varejo, saúde e educação, também tem sido adotada na indústria da beleza por marcas de cosméticos, salões e spas, com o objetivo de fortalecer a fidelização e aprimorar a experiência do cliente. Segundo o portal Ecommerce Brasil, o aumento de interações subiu de 30% a 40% após implementarem essas estratégias gamificadas.

A marca Sephora, por exemplo, mostra o uso da gamificação na beleza por meio do programa Beauty Insider. O sistema utiliza pontos de fidelidade acumulados em compras, que podem ser trocados por produtos exclusivos, além de oferecer acesso a competições restritas aos participantes.

Já a marca Coty, por sua vez, implementou quizzes interativos como tática para engajamento do consumidor, resultando em um aumento de 92% no valor das compras. Essas iniciativas demonstram a utilização da ferramenta, para otimizar a experiência do cliente e influenciar o volume de vendas.

Para B. J. Fogg, psicólogo e especialista em comportamento, a ferramenta ativa os comportamentos dos consumidores ao tornar as interações mais divertidas. Ele defende que, ao introduzir mecânicas (como recompensas ou rankings) nas plataformas online, as marcas conseguem aumentar o engajamento de seus clientes e fazer com que gastem mais. Além disso, também sugere que os consumidores são mais propensos a comprar, quando percebem que suas ações são recompensadas.

Uma reflexão famosa de B. J. Fogg, fala sobre como “as pessoas não fazem o que você espera que elas façam. Elas fazem o que elas querem fazer, e seu trabalho é tornar isso o mais fácil e atraente possível”. 

O mercado global de gamificação foi avaliado em US$ 13,44 bilhões em 2022. De acordo com a Precedence Research, a expectativa é que atinja aproximadamente US$ 96,8 bilhões até 2030, crescendo a uma taxa composta anual de 27,99% durante esse período.

Nesse cenário, Michelle Peluso, CEO da Revlon (empresa norte-americana de cosméticos), destaca que a integração entre tecnologia e experiência do consumidor, tem se tornado essencial para atender às novas demandas do mercado. Segundo ela, “as empresas investem cada vez mais no digital para entender os consumidores, antecipar tendências e oferecer experiências que fortalecem a conexão com as marcas”.

Com a evolução da tecnologia e a ampliação das exigências do mercado, a gamificação tende a permanecer como um elemento estratégico na indústria da beleza. A aplicação dessas metodologias permite que as marcas aprimorem a interação com os consumidores, fortalecendo o engajamento e a fidelização. O uso crescente dessa inovação contribui para experiências mais dinâmicas, favorecendo a adaptação do setor às futuras tendências de consumo.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Instituto Dominus promove “Viagem Literária pelos Continentes” neste sábado com apresentações culturais e artísticas

Festival Gospel de Búzios terá show de Davi Sacer e celebração da cultura evangélica na Rasa

Arraiá do Bloco Não Tem Água na Moringa celebra cultura popular em Búzios

W Noivas estreia no maior evento de casamentos de luxo do Brasil com experiências exclusivas de beleza e bem-estar

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!