Search
Degradê com CSS

Carnaval impulsiona marcas e reforça conexão com consumidor

Carnaval impulsiona marcas e reforça conexão com consumidor
Confira a programação do Carnaval 2025 em Búzios, Cabo Frio, Macaé, Arraial, Rio das Ostras e Maricá. Blocos, shows e desfiles / foto divulgação

Mais do que uma festa popular, o Carnaval se tornou uma vitrine estratégica para marcas que buscam fortalecer sua presença e engajar diretamente com os consumidores. Em 2025, a celebração deve movimentar R$ 12,03 bilhões, um aumento real de 2,1% em relação ao mesmo período do ano passado no Brasil, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e atrair mais de 16 milhões de foliões apenas na cidade de São Paulo. 

Além do impacto econômico, o evento gera uma explosão no ambiente digital, onde as buscas por temas como “penteados para Carnaval” e “cabelos coloridos” disparam à medida que os foliões buscam inspiração para compor seus looks. O Carnaval é um momento de criatividade e expressão, no qual brilhos, cores vibrantes e estilos ousados ganham destaque. Essa demanda impulsiona diferentes setores do mercado, especialmente os de beleza, moda e autocuidado, que respondem com produtos e tendências pensados para atender ao desejo dos consumidores de criar visuais marcantes e cheios de personalidade para a festa. 

Empresas que investem na festa ganham não apenas visibilidade, mas um canal direto de diálogo com o público, pois há um ambiente propício para interações espontâneas e autênticas, seja nas ruas ou nas redes sociais. De acordo com a Kantar, em 2022, mais de 80 marcas investiram no Carnaval, aproveitando uma audiência de 33% dos brasileiros na cobertura dos desfiles em todo o Brasil, sendo que os cinco setores que mais investiram foram Administração Pública, Turismo, Comércio, Serviços e Mídia. Em 2025, marcas do segmento de cosméticos e cuidados pessoais apostam ainda mais nessa conexão, fortalecendo sua presença em blocos de rua, festivais e ativações digitais voltadas ao público jovem. 

Seguindo essa tendência, empresas como Skala Cosméticos têm investido no Carnaval em sua estratégia. Neste ano, a empresa patrocina, pela primeira vez, um bloco de rua: o Cordão do Ziriguidum, que desfila na Vila Madalena, em São Paulo, no dia 01 de março. A expectativa é reunir mais de 12 mil foliões, reforçando a importância do evento para a construção de identidade e aproximação com os consumidores. 

O Carnaval, aliado às altas temperaturas do verão, impulsiona significativamente o mercado de beleza no Brasil. A busca por produtos que garantam resistência ao calor, brilho intenso e praticidade, se reflete diretamente no desempenho do setor. No primeiro quadrimestre de 2024, a corrente de comércio do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos registrou um avanço de 5,2% em relação ao ano anterior, conforme levantamento da ABIHPEC. Além disso, pesquisas apontam que consumidores buscam cada vez mais produtos veganos, sustentáveis e multifuncionais para o período. 

Diante desse cenário, o Carnaval continua sendo um dos momentos mais estratégicos para as marcas se posicionarem, criando experiências marcantes e fortalecendo laços com os consumidores. Se no passado a publicidade da festa se concentrava em grandes campanhas televisivas, hoje o engajamento acontece no digital, nas ruas e no contato direto com o público. O desafio, agora, é transformar essa conexão efêmera em fidelização ao longo do ano. 

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios sediará Campeonato Brasileiro de Vela Oceânica durante a Búzios Sailing Week 2025

Longa-metragem nacional com Débora Falabella tem cenas gravadas em Cabo Frio com apoio da Prefeitura

Câmara de Búzios aprova reajuste para servidores e criação de novas gratificações

Decisão da Interfarma de vetar congressos em Búzios gera reação e mobilização de autoridades locais

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!