Search

Primeiro seminário de LGBTs de fé é realizado no RJ

Primeiro seminário de LGBTs de fé é realizado no RJ
Primeiro seminário de LGBTs de fé é realizado no RJ

O Fundo Positivo, organização sem fins lucrativos que atua como catalisadora de mudanças sociais no Brasil, anuncia o “1º Seminário Nacional LGBTQIA+ de Fé – Diálogo inter-religioso e luta contra os fundamentalismos”, um evento que acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de fevereiro, na Biblioteca Parque Estadual, localizada no centro do Rio de Janeiro. Este encontro tem como objetivo central combater a intolerância e promover a conexão entre fé e diversidade.

O seminário reunirá líderes religiosos, estudiosos e ativistas para discutir como a fé pode atuar como uma ponte de acolhimento e respeito à diversidade. O evento oferecerá palestras, grupos de estudo, celebrações inter-religiosas e reflexões sobre como enfrentar o fundamentalismo religioso a partir de uma ética da inclusão.

O seminário contará com a participação nomes como o pastor Henrique Vieira, o médico e ativista Fred Nicácio, a cantora e atriz Valéria Barcellos e a professora e educadora, além de coordenadora LGBTQIAPN+ do Fundo Positivo, Marina Reidel, o ativista, jornalista e coordenador de comunicação do Fundo Positivo, Alexandre Putti, entre outros convidados.

O evento é 100% gratuito, mas as vagas são limitadas. Para participar é necessário preencher o formulário de inscrição no link.

Programação do evento

4 de fevereiro – Abertura e plenárias iniciais

  • Ato inter-religioso: Uma celebração simbólica com líderes de diversas religiões no Brasil.
  • Plenária 1: “Diálogo inter-religioso e a política da aproximação”.
  • Plenária 2: “O enfrentamento aos fundamentalismos a partir da ética da diversidade”.

5 de fevereiro – Grupos de trabalho
Atividades simultâneas em grupos temáticos:

  • Grupo 1: Bíblia e diversidade sexual e de gênero.
  • Grupo 2: Terapias de reversão.
  • Grupo 3: Fundamentalismos religiosos.
  • Grupo 4: Intolerância religiosa no Brasil.

6 de fevereiro – Plenária final e lançamento de carta aberta
O evento será encerrado com uma plenária de consolidação, reunindo as discussões dos grupos de trabalho. Durante esta sessão, será lançada uma carta contra o fundamentalismo religioso, que será encaminhada a autoridades, incluindo governadores, deputados, senadores e vereadores de todo o país.

 

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Polícia Militar prende foragido da Justiça em Búzios

Guarda Municipal de Maricá prende homem por violência doméstica em Cordeirinho

Rio de Janeiro fecha 2024 com recorde de 1,5 milhão de turistas internacionais

União de Maricá faz ensaio técnico na Sapucaí no domingo (9)

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!