Search
Degradê com CSS

Colinas de Camboriú atinge valorização média de 60% ao ano

Colinas de Camboriú atinge valorização média de 60% ao ano
Colinas de Camboriú atinge valorização média de 60% ao ano

Em um cenário de alta demanda e de escassez de terrenos premium no litoral de Santa Catarina, o Colinas de Camboriú celebra a alta valorização no setor imobiliário. O primeiro bairro planejado ao lado de Balneário Camboriú tem, ao todo, mais de 900 mil metros quadrados de área (o equivalente a 126 campos de futebol padrão FIFA), dos quais 400 mil metros quadrados são de Mata Atlântica preservada. 

Desde seu lançamento em 2019, o bairro registrou uma valorização superior a 400%, correspondendo a uma média anual de 60%, desempenho que coloca o projeto em um patamar de rentabilidade muito acima da média regional e nacional. Em Balneário Camboriú, por exemplo — cidade com a maior valorização imobiliária do país — os imóveis registram, em média, uma valorização de até 20% ao ano.

Atualmente, 90% dos lotes do Colinas de Camboriú já foram comercializados, confirmando sua alta liquidez. O bairro já está em processo de ocupação e conta com cerca de 70 projetos residenciais em construção. Além disso, os primeiros empreendimentos verticais devem sair do papel ainda em 2025. O projeto atrai compradores de Santa Catarina, mas também do Paraná, de São Paulo e de fora do país. Investidores dos Emirados Árabes Unidos (Dubai), Estados Unidos, Suíça, Canadá e Inglaterra já figuram entre os proprietários de lotes, evidenciando seu apelo internacional.

O masterplan do Colinas de Camboriú conta com áreas residenciais (casas e moradias verticais), zonas para comércio e serviços, gastronomia, centro de saúde, hub de tecnologia e complexo escolar. São mais de 30 mil metros quadrados de praças temáticas reforçando a proposta de lazer e qualidade de vida. 

Cenário de mercado favorável

O desempenho do Colinas de Camboriú é observado em um momento em que o mercado imobiliário catarinense já vive um ciclo de alta. Segundo o índice FipeZAP de maio de 2025, os imóveis residenciais em Santa Catarina registram uma valorização média anual acima de 10%, com destaques como Itapema (+13,21%), Itajaí (+13,29%) e Balneário Camboriú (+11,89%), onde o metro quadrado médio já ultrapassa R$ 14.698 mil.

Mesmo nesse contexto positivo, o Colinas mostra uma valorização de mais de 300% em 18 meses. “Do ponto de vista financeiro, o Colinas de Camboriú apresenta uma performance que se destaca mesmo quando comparada aos ativos mais rentáveis do mercado. Uma valorização superior a 400% desde o lançamento implica em um retorno médio mensal composto muito acima do padrão do mercado imobiliário brasileiro, cujo índice geral (FipeZAP) tem girado entre 10% a 15% ao ano nas melhores praças”, comenta o economista Guilherme Alano. “Essa rentabilidade alta, mesmo em um momento em que temos a Selic no maior patamar dos últimos 20 anos, mostra a resiliência do bairro. Para o comprador final, que busca moradia, oferece ainda o benefício de um patrimônio que tende a seguir valorizando em um mercado regional com fundamentos muito sólidos, como é o caso do litoral norte catarinense”.

“Além do cenário macroeconômico e da localização estratégica, outros fatores impulsionaram esse resultado: um projeto urbanístico diferenciado, infraestrutura completa, segurança, integração com a natureza e um plano comercial que captou o perfil de investidores em busca de ativos premium e com alto potencial de retorno”, reforça Bruno Fregulia, Coordenador de Marketing e Ecossistema do Colinas de Camboriú.

Conceito de ‘cidades de 15 minutos’

“A busca por bairros planejados que ofereçam infraestrutura completa, contato com a natureza e modernidade reflete uma mudança direta nos desejos e prioridades das pessoas em relação à moradia e à qualidade de vida,” afirma Fregulia. “Esses bairros planejados têm uma essência bastante semelhante às chamadas ‘cidades de 15 minutos’, que têm se destacado nos debates sobre o futuro do planejamento urbano”, reforça. 

O conceito tem como ideia central a criação de bairros onde os moradores possam acessar todas as suas necessidades básicas (moradia, trabalho, comércio, lazer, educação, saúde) em um raio de 15 minutos a pé ou de bicicleta. Um dos pilares fundamentais para o sucesso desse modelo é a diversificação do uso misto do solo, que se refere à combinação de diferentes tipos de atividades em uma mesma área. “Isso significa integrar residências, comércios, serviços e lazer em um mesmo bairro. Essa mistura promove a criação de espaços urbanos mais dinâmicos, vibrantes, convenientes e seguros para os moradores”, ressalta Fregulia.

Marcus Araújo, CEO da DataStore e especialista em comportamento do consumidor no mercado imobiliário, reforça também que o mercado tem registrado um movimento crescente de consumidores em direção a produtos imobiliários que entreguem experiências completas, um formato chamado de urbanismo emocional. “Os consumidores buscam integração com a natureza, infraestrutura planejada e sensações que transcendam a simples posse de um terreno”, explica. Além do ganho patrimonial, a procura continua forte, com uma base de potenciais compradores internacionais crescendo, o que sinaliza um ciclo de valorização que ainda deve se manter nos próximos anos.

Para o CEO da Imobille Negócios Imobiliários, Laurence Leal, os bairros planejados têm ganhado cada vez mais espaço em cidades de crescimento acelerado, e Camboriú é um ótimo exemplo disso. Ele pontua que o Colinas mostra como é possível aliar urbanismo inteligente, infraestrutura moderna e excelente localização em uma região onde cada metro quadrado é disputado devido ao volume de novos moradores. 

“O resultado disso é a valorização e a escassez, com 90% dos lotes vendidos, o que comprova a força e o potencial do projeto. Para quem compra, é um investimento seguro. E para quem escolhe morar ali, é a certeza de viver em um bairro estruturado, com variedade de áreas para lazer, ruas planejadas, tudo pensado para o bem-estar das famílias. Além disso, estar a 5 minutos do Centro de Balneário Camboriú, com fácil acesso a tudo o que a região oferece, incluindo a praia, torna o Colinas um dos lugares mais promissores da região. É o tipo de empreendimento que entrega qualidade de vida e perspectiva de valorização contínua para o futuro”, diz.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Café Porteño leva sabores da tradição argentina ao Degusta Búzios 2025

Delegacia de Búzios passa por mudança de comando

Região dos Lagos tem fim de semana recheado de cultura, gastronomia, música e esporte

Jovens de Cabo Frio produzem minissérie de terror com celular e criatividade

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!