Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Florestas são uma fonte de benefícios para o ser humano

Florestas são uma fonte de benefícios para o ser humano
Florestas são uma fonte de benefícios para o ser humano

O marco inicial da aceleração global do desmatamento ocorreu com a Revolução Industrial, que começou na Inglaterra na segunda metade do século XVIII, por volta de 1760. A necessidade de carvão vegetal, madeira para caminhos-de-ferro e expansão urbana dizimou as florestas temperadas.

Entre os países com grandes áreas de florestas primárias, apenas Indonésia e a Malásia conseguiram manter as taxas de perda de florestas primárias próximas aos níveis mais baixos já registrados.

"O desmatamento, as queimadas, a poluição do ar, a alteração das temperaturas têm afetado a saúde e o bem-estar da população. Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, que estabeleceu o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado como um de seus princípios, houve muitos acertos do poder público e da sociedade civil organizada quanto ao dever de proteger e preservar a natureza em benefício das futuras gerações" salienta Vininha F. Carvalho, ambientalista, economista e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

Para o professor Romeu Jaques Lombardi, especialista em meio ambiente, um dos fatores que determinam a importância das florestas para o futuro das gerações é a regulação climática, já que existe uma influência direta das florestas sobre o ambiente e o clima, principalmente em relação à temperatura e à umidade.

Segundo pesquisa da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo), cada hectare de floresta em desenvolvimento é capaz de absorver de 150 a 200 toneladas de carbono, sendo um aspecto positivo no processo de utilização das florestas no combate à poluição.

"Os créditos de remoção de carbono das florestas plantadas são cada vez mais reconhecidos como grande esperança contra o aquecimento global, pois a redução de emissões se mostrou insuficiente para limitar o aumento das temperaturas em 1,5ºC neste século" finaliza Vininha F. Carvalho.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Chez Michou abre filial no Porto da Barra e inaugura nova fase em Búzios

Homem é morto a tiros em praia de Geribá, em Búzios

Brigitte Bardot morre aos 91 anos; visita histórica a Búzios ganha releitura no Brasil

Brigitte Bardot, a Musa que Deu Luz a Búzios, Parte Deixando um Legado Eterno

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]