Search
Degradê com CSS

Festival Atitude agita Caieiras com Hip Hop e consciência ambiental

Festival Atitude agita Caieiras com Hip Hop e consciência ambiental
Festival Atitude agita Caieiras com Hip Hop e consciência ambiental

Nascido nos guetos de Nova York, o hip hop se espalhou pelo mundo como uma ferramenta de expressão social, abrangendo quatro elementos: o graffiti, a dança breaking, a arte da discotecagem com DJs e a poesia dos MCs. Essa cultura se mantém viva e em constante diálogo com diferentes contextos, como no Festival Atitude, que acontecerá em Caieiras no dia 6 de abril, trazendo apresentações e discussões sobre justiça ambiental e adaptação climática.

Produzido pela Atairu Cultura e Multimídia, o evento foi inspirado na música Atitude, do grupo Velho Oeste 011, e conta com apresentações de Cris SNJ, Werá MC representando o povo Guarani Mbya, discotecagem com Simmone Lasdenas, live painting do Projeto Kombozas, liderado pelo artista Bonga Mac, batalha de breaking com premiações e outras atividades. A apresentação será conduzida pelo MC Luiz Preto.

Um dos pilares do hip hop, o breaking será representado pela performance Somos feitos de sonhos, do Coletivo Prelúdio, que une poesia e artes visuais à dança. Além disso, a 3ª edição da batalha de breaking Medo é Pado premiará os três primeiros colocados, com valores em dinheiro, troféus exclusivos do escultor internacional Dario Najamerlinn, itens da coleção Olho Cru do artista Bonga Mac, de marcas locais e vouchers.

O festival ainda contará com pontos de coleta seletiva, em parceria com a Cooperativa Cooperunidos Francisco Morato, e incentivará os participantes a levarem garrafinhas reutilizáveis para reduzir o uso de plástico. Também haverá uma troca de mudas de plantas durante o evento.

Para a produtora cultural e concept art da Atairu, Tamires Santana, o festival busca levar o debate ambiental para as periferias. “Se hoje eu atuo na cultura, na arte, na produção cultural, então é onde eu tenho que agir. O poder público é lento, e a informação sobre a crise climática chega tarde para as periferias. O Festival Atitude quer fazer esse conhecimento circular através da arte”, explica Tamires.

Antes do evento, também serão realizadas oficinas gratuitas “Quem quer criar cartazes impactantes?” nos dias 25 e 26 de março, em Caieiras, para crianças e adolescentes de 10 a 13 anos. Ministradas por Tamires Santana, as oficinas abordarão técnicas de design e linguagem visual voltadas à comunicação territorial.

“A ideia de tudo isso é que a gente reflita sobre o que está deixando de fazer e o que pode melhorar. A cultura Hip Hop sempre foi sobre resistir, mas também sobre celebrar e criar novos futuros. Quem sabe a gente inspira outras ações, acelera processos e fortalece essa ponte entre arte e sustentabilidade?”, reflete Tamires.

O festival também contará com intérprete de Libras.

 

Serviço:
 
Festival Atitude
 
Data: 6 de abril, das 14h às 20h
 
Local: Centro Comunitário Novos Horizontes: Rua Joaquim Manoel de Macedo, 20B, Serpa, Caieiras – SP
 
Classificação indicativa: livre
 
Programação:
 
14h: Bonga Mac (graffiti)
 
14h15: Dj Simmone Lasdenas
 
15h: MC Cauê Doeste
 
15h30: MC Leo Braga
 
16h: Coletivo Prelúdio (Medo é Pado)  / Batalha de Breaking
 
17h10: MC Werá
 
18h: Velho Oeste
 
19h: Cris SNJ
 
 
Oficina: Quem quer criar cartazes impactantes?
 
Data: 25 de março, das 9h às 11h, e 26 de março, das 15h às 17h
 
Local: Centro Comunitário Novos Horizontes: Rua Joaquim Manoel de Macedo, 20B, Serpa, Caieiras – SP
 
Faixa etária: 10 a 13 anos
 
 
Sobre as atrações do festival:
 
Bonga Mac: grafiteiro, artista visual, arte educador e produtor musical. Conhecido por personalizar kombis gratuitamente e mobilizar os donos dos veículos a levar alimentos para famílias carentes por meio do projeto Kombozas. Alcançou o 3º recorde nacional como o artista que mais realizou ações socioculturais com kombis pela Rank Brasil.
 
Coletivo Prelúdio: realiza ações e projetos com diversos elementos artísticos e culturais, sobretudo com o breaking.
 
Luiz Preto: mestre de Cerimônia do Festival Atitude. Cria do Hip-Hop que se destaca por sua pluralidade nas letras, rimas, melodias e refrões.
 
MC Cauê Doeste: rapper do território do Serpa, Caieiras.
 
MC Cris SNJ: rapper brasileira e uma das mulheres mais influentes da cena nacional do rap. Nascida e crescida na zona sul de São Paulo, ganhou notoriedade por fazer parte do renomado grupo de rap SNJ.
 
MC Leo Braga: MC versátil nos versos porque palavras abrem caminhos.
 
Simmone Lasdenas: DJ pioneira e ativista das questões de gênero, movimenta a base do Hip Hop e produz as festas SOMA+1 e Chilli Black. Integra os projetos Divas do Hip Hop e Concerto Hip Hop, e recebeu o prêmio Cultura Hip Hop pela Funarte na categoria “Reconhecimento”.
 
Velho Oeste 011: formado pelos MCs Sobrenome De Mello (Caieiras), Digo 4P (Francisco Morato), Luiz Preto (Franco da Rocha), Murilo Banton (Vila Jaguará) e DJ Makola (Freguesia do Ó). Eles usam a cultura periférica como ferramenta de resistência, celebração e expressão do cotidiano.
 
Werá MC: rapper indígena do povo Guarani Mbya, produtor musical e representante da luta pela TI Jaraguá.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Quanto custa 13 dias a bordo do Scenic Eclipse, navio de luxo que estará em Búzios em abril

Maricá compra 10 projetos de Oscar Niemeyer e terá maior acervo do país fora de Brasília

Búzios é o terceiro destino mais buscado para a Semana Santa no Brasil

Búzios discute políticas para quilombolas, pescadores e marisqueiras

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!