Search
Degradê com CSS

ANS inclui teste para meningite e encefalite no rol

ANS inclui teste para meningite e encefalite no rol
ANS inclui teste para meningite e encefalite no rol

Na semana do Dia Mundial da Encefalite (22 de fevereiro), uma notícia pode aliviar a dor de quem sofre da doença. O Teste PCR multiplex direto rápido para diagnóstico de meningite e encefalite, capaz de detectar os microrganismos causadores dessas doenças em até 1 hora, acaba de ser incorporado no rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), conforme publicação da Resolução Normativa nº 627, de 14 de fevereiro de 2025.

A meningite e a encefalite são infecções do sistema nervoso central que apresentam elevado risco de morbimortalidade. A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Já a encefalite é uma condição inflamatória grave que afeta o cérebro. Os principais agentes causadores dessas doenças são bactérias, fungos, parasitas e vírus.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima a ocorrência de 1,2 milhão de casos e 135 mil mortes por meningite a cada ano no mundo. Até 2030, as metas da OMS são eliminar epidemias de meningite bacteriana – a forma mais letal da doença – e reduzir as mortes em 70%, além de reduzir pela metade o número de casos. A estimativa é que, no total, a estratégia pode salvar mais de 200 mil vidas anualmente e reduzir significativamente as incapacidades causadas pela doença. No Brasil, segundo boletim do Ministério da Saúde, entre 2007 e 2020, foram notificados 393.941 casos suspeitos de meningite e 265.644 casos de causas variadas foram confirmados, sendo a meningite viral a mais frequente seguida pela bacteriana. A encefalite também se configura como um problema de saúde significativo, podendo apresentar um desfecho fatal para cada cinco casos.

A incorporação deste procedimento pela ANS permite a detecção de múltiplos agentes bacterianos, virais e fúngicos causadores de meningites e encefalites através do procedimento “Agentes infecciosos na encefalite e meningite – Detecção por PCR multiplex em painel no líquor”.

Segundo o relatório da CONITEC que apoiou a incorporação, um dos pontos importantes é a viabilidade econômica do uso do teste diagnóstico PCR multiplex direto rápido associado ao método convencional em comparação com o uso do método convencional isoladamente para o diagnóstico de meningite/encefalite, em pacientes com suspeitas. Os dias de hospitalização e os dias de tratamento empírico necessários até o diagnóstico da meningite e encefalite foram considerados benefícios da tecnologia avaliada.

Na avaliação econômica submetida para a CONITEC, o teste PCR multiplex apresentou melhor custo-efetividade com a redução do tempo de hospitalização e do tempo de tratamento empírico tanto para a população geral quanto para a população pediátrica. O produto levou a uma redução de custos, além de um dia de hospitalização evitado para a população geral e dois dias para a população pediátrica, respectivamente. Do mesmo modo, o tratamento empírico com o uso do teste PCR multiplex apontou 12 dias evitados de hospitalização para a população geral e quatro dias para a pediátrica.

Cobertura obrigatória já está valendo

A cobertura obrigatória deste procedimento pelos planos de saúde passa a valer a partir de 17 de fevereiro de 2025, conforme publicação no Diário Oficial da União.

De acordo com a Lei 14.307/2022, após a recomendação positiva pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) para inclusão no Sistema Único de Saúde (SUS), é determinado que essas tecnologias sejam incorporadas no Rol da ANS em um prazo de 60 dias.

Durante a 618ª Reunião Ordinária de Diretoria Colegiada (DICOL), realizada em 10 de fevereiro de 2025 pela DIPRO (Diretoria de Habilitação de Produtos na ANS), o item 14 da pauta trata da análise das tecnologias em saúde recomendadas positivamente pela Conitec no período de 22/09/2024 a 24/12/2024 para a incorporação ao SUS.

Sendo assim, a partir de 17 de fevereiro de 2025, conforme publicado no DOU, a saúde suplementar cobrirá o PCR Multiplex para múltiplos patógenos em painel no líquor, conforme detalhado na Resolução Normativa ANS nº 627, de 14 de fevereiro de 2025. Essa normativa altera a RN nº 465 e regulamenta a cobertura obrigatória do procedimento para detecção de agentes infecciosos na encefalite e meningite.

 

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios sediará Campeonato Brasileiro de Vela Oceânica durante a Búzios Sailing Week 2025

Longa-metragem nacional com Débora Falabella tem cenas gravadas em Cabo Frio com apoio da Prefeitura

Câmara de Búzios aprova reajuste para servidores e criação de novas gratificações

Decisão da Interfarma de vetar congressos em Búzios gera reação e mobilização de autoridades locais

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!