Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Educação Ambiental visa desenvolver a compreensão integrada do meio ambiente

Educação Ambiental visa desenvolver a compreensão integrada do meio ambiente
Educação Ambiental visa desenvolver a compreensão integrada do meio ambiente

O surgimento da Educação Ambiental como um conceito está diretamente ligado ao aumento das preocupações globais com a crise ambiental, que se tornou evidente a partir da metade do século XX, impulsionada pelo crescimento industrial e populacional. A expressão “Educação Ambiental” começou a ser utilizada na Conferência de Educação da Universidade de Keele (Grã-Bretanha, em 1965.

Em 1975, o Dia Mundial da Educação Ambiental, 26 de janeiro, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de promover diretrizes práticas para o desenvolvimento de uma agenda global, cujo legado se expandiu, ao longo das décadas, com a relevância crescente do meio ambiente nas esferas social, política e econômica.

“A educação ambiental deve promover consciência crítica, mostrando como as ações humanas afetam o meio ambiente. É preciso conscientizar a população sobre a importância de suas ações individuais e coletivas. Somente por meio da conscientização e do engajamento de todos os setores da sociedade poderemos enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas”, salienta Vininha F. Carvalho, economista, ambientalista e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

No Brasil, a Lei nº 9.795/99 (Política Nacional de Educação Ambiental) estabeleceu que a EA deve ser integrada ao currículo de forma contínua e permanente, e não como uma disciplina separada (exceto em cursos de pós-graduação ou áreas específicas). Deverá visar o fortalecimento da cidadania e a autodeterminação dos povos.

“A educação ambiental é a base para transformar a realidade e promover o desenvolvimento sustentável. Ela deve ser vista como um investimento global para enfrentar as mudanças climáticas e os desafios sociais”, conclui Vininha F. Carvalho.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Uso de drogas em áreas públicas reacende debate em Búzios

Associação, IEBMA, iniciativa privada e poder público revitalizam praças de Caravelas, em Búzios

Natal Sesc ilumina Cabo Frio a partir de 13 de dezembro com árvore gigante e programação gratuita

Búzios aprova multa de R$ 3 mil para consumo de drogas em espaços públicos

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]