Search
Degradê com CSS

Doenças respiratórias impactam a qualidade de vida de idosos

Doenças respiratórias impactam a qualidade de vida de idosos
Doenças respiratórias impactam a qualidade de vida de idosos

As doenças respiratórias, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e a asma, afetam significativamente a população idosa de Goiânia. Fatores climáticos locais, como a baixa umidade do ar e as altas temperaturas, contribuem para o agravamento dessas condições. De acordo com especialistas ouvidos pelo jornal O Popular, o tempo seco e a baixa umidade que prevalecem no estado favorecem o aumento de problemas respiratórios.

Durante os períodos de seca, há um ressecamento das vias aéreas que causa desconforto e dificuldade para a respiração, tornando os idosos mais vulneráveis a infecções respiratórias. Além disso, sistemas de alta pressão atmosférica podem provocar aumento da temperatura e queda da umidade relativa do ar, agravando ainda mais a situação.

A poluição do ar em Goiânia também é um fator preocupante. Queimadas, poluição urbana e baixa umidade estão entre os fatores que fizeram a qualidade do ar ser classificada como inadequada, afetando diretamente a saúde dos idosos.

Diante desse cenário, políticas públicas e ações preventivas são discutidas e apresentadas por especialistas para garantir melhor qualidade de vida à população idosa.

Fatores ambientais e saúde respiratória

De acordo com um estudo recente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a falta de hidratação adequada e a permanência prolongada em ambientes climatizados podem intensificar os sintomas respiratórios. A exposição contínua a poluentes também está associada ao aumento da inflamação pulmonar e ao risco de complicações respiratórias. Médicos pneumologistas e geriatras, por exemplo, recomendam que idosos aumentem a ingestão de líquidos, utilizem umidificadores de ar e evitem locais com alta concentração de poluentes para minimizar os impactos dessas condições.

O Ministério da Saúde orienta que, para prevenir complicações respiratórias, idosos devem manter a vacinação em dia, especialmente contra gripe e pneumonia, evitar exposição a locais com alta concentração de poluentes, praticar atividades físicas leves para fortalecer a função pulmonar e manter uma alimentação equilibrada, rica em vitaminas e antioxidantes.

O médico otorrinolaringologista, Raul Pedrosa, reitera a importância da vacinação e chama atenção para outras medidas de prevenção e controle das doenças respiratórias que podem contribuir com a saúde dos idosos. “A vacinação é muito importante em todas as faixas etárias, particularmente na população idosa, temos a vacina pneumocócica, a contra influenza (gripe) e, mais recentemente, contra o vírus sincicial respiratório.” Ele ainda completa que conscientização sobre os fatores ambientais e a adoção de hábitos saudáveis podem contribuir significativamente para a redução de internações e complicações decorrentes das doenças respiratórias: “Os indivíduos se beneficiam também de medidas gerais de saúde, como dieta saudável, boa ingestão de água e atividade física regular e supervisionada. Além disso, o acompanhamento com médicos especialistas em vias aéreas, como o otorrinolaringologista e o pneumologista, ajudam no controle de doenças respiratórias crônicas e na prevenção das situações agudas.”

Atendimento especializado em pneumologia

A Clínica Salve, com unidades em Goiânia e Aparecida de Goiânia, oferece consultas especializadas para diagnóstico e acompanhamento de doenças respiratórias em idosos. Entre os serviços disponíveis, estão atendimentos em pneumologia, programas de monitoramento contínuo e suporte à prevenção por meio da imunização e acompanhamento clínico.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Workshop “Gestão Eficaz” chega a Cabo Frio com foco em liderança e produtividade empresarial

Ocupação irregular em área de proteção do Rio São João, em Tamoios, é removida

Com entrada gratuita, Expo Cordeiro 2025 atrai multidões com shows nacionais e programação rural

Búzios celebra 285 anos da Festa de Sant’Anna com três dias de tradição e cultura

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!