Search

Fila de espera no INSS aumenta 33% e expõe desafios no previdenciário

Fila de espera no INSS aumenta 33% e expõe desafios no previdenciário
Fila de espera no INSS aumenta 33% e expõe desafios no previdenciário

Nos últimos três meses, a fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registrou um aumento de 33%, alcançando 1,798 milhão de pedidos em setembro, segundo o Boletim Estatístico da Previdência Social (Beps). Do total, aproximadamente 1,5 milhão de pedidos aguardam análise ou perícia médica, enquanto o restante depende de envio de documentação pelos segurados.

O tempo médio para concessão de benefícios também aumentou, subindo de 39 dias em junho para 41 dias em setembro. “Esse aumento é reflexo de fatores como greve de servidores e paralisações de médicos peritos, além de problemas técnicos no sistema do INSS”, afirmou o economista Rogério Nagamine Costanzi, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Ainda segundo o Beps, houve o crescimento no número de processos com atraso superior a 45 dias, que passou de 541,2 mil em junho para 705 mil em setembro.

Para enfrentar o problema, o INSS aposta em digitalização de processos e aumento no quadro de funcionários. No entanto, especialistas alertam que o Brasil precisará de reformas estruturais, considerando as projeções do Ipea, que indicam que o número de beneficiários da Previdência Social será maior que o de contribuintes a partir de 2051, devido ao rápido envelhecimento populacional.

Para mais detalhes sobre a nova exigência de perícia presencial e direitos previdenciários, basta acessar: Terencio Advocacia

Mais informações em: Quanto tempo demora para sair o resultado da perícia do INSS?

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Mostra Ubuntu promove ocupação cultural na periferia de Cabo Frio

Claro Verão Búzios 2025 encerra com shows de Maneva, Vitor Kley e Raimundos

Prefeitura de Búzios entrega mais de 200 títulos de propriedade em processo de regularização fundiária

Trecho da principal avenida de Búzios afunda novamente

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Rolar para cima