Search
Degradê com CSS

CNS elogia trabalhos do projeto cinematográfico para jovens entre China e Brasil

CNS elogia trabalhos do projeto cinematográfico para jovens entre China e Brasil
CNS elogia trabalhos do projeto cinematográfico para jovens entre China e Brasil

Cecília Mello, professora da Universidade de São Paulo e coordenadora do “Olhando a China-Projeto Cinematográfico Juvenil”, afirmou que não esperava que o projeto pudesse durar até hoje. O mais surpreendente é que, após terem enviado uma carta ao presidente chinês Xi Jinping para apresentar o programa, acabaram recebendo recentemente uma resposta.

Segundo o artigo do CNS, Mello declarou em seu discurso no evento “Narrativas Juvenis China-Brasil”, ocorrido terça-feira na universidade, que os jovens brasileiros envolvidos no projeto não foram apenas conquistados pelas paisagens deslumbrantes chinesas, mas também ficaram emocionados pelo calor, resiliência e força do povo chinês.

“Olhando a China-Projeto Cinematográfico Juvenil”, organizado pela Fundação Cultural Huilin da Universidade Normal de Pequim e pela Academia de Comunicação Internacional da Cultura Chinesa, está ativo desde 2011. A partir de 2016, jovens brasileiros têm participado dessa iniciativa, produzindo ao todo 36 curtas-metragens em 11 províncias chinesas, exibindo imagens e cultura locais.

Como membro do “Olhando a China”, Pedro Nishi, assim como muitos outros jovens cineastas brasileiros, produziu curtas-metragens documentais sobre a cultura chinesa usando suas visões únicas, segundo o artigo do CNS.

Nishi já visitou Xinjiang duas vezes, tendo ao longo de oito anos documentado o crescimento de uma jovem xibe, chamada Mudan, registrando simultaneamente o desenvolvimento e a transformação daquela região.

De acordo com a matéria do CNS, Nishi documentou, já em 2016, em sua primeira viagem a Xinjiang, a vida de Mudan, uma menina de oito anos do grupo étnico Xibe, em Xinjiang, China. Esse curta-metragem, focado na vida de Mudan, apresentou um emocionante olhar transcultural, linguístico e étnico para expressar a perspetiva de Nishi sobre a família dela.

Em 2024, Nishi regressou a Xinjiang para rodar uma sequência, “Primavera na Casa de Mudan”, mostrando Mudan aos 16 anos.

Como Nishi, muitos jovens cineastas brasileiros vivenciaram a profundidade da amizade sino-brasileira através de seu trabalho criado com “Olhando a China”, afirmoui o artigo do CNS.

Amanda Carvalho, que participou da edição 2017 do projeto “Olhando a China” em Fujian, definiu seu trabalho na China como uma experiência transformadora.

Ao refletir sobre sua passagem pela China, ela compartilhou: “Não consigo nem calcular a quantidade de pessoas incríveis que conheci na China, mulheres e homens encantadores e generosos, e estou muito grata pela possibilidade de me relacionar com eles”.

Carvalho contou ao CNS que essas interações pessoais trouxeram mais profundidade ao seu trabalho cinematográfico.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Macaé sedia Feira da Economia do Mar durante Expo 2025 com foco em inovação e sustentabilidade

Recital da Escola Villa-Lobos reúne alunos e comunidade em Búzios com apresentações musicais

Rio das Ostras oferece 551 vagas de emprego com inscrições presenciais e gratuitas

Maricá firma acordos de cooperação com municípios do Peru durante missão internacional

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!