Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Água é um recurso natural que exige práticas sustentáveis para sua preservação

Água é um recurso natural que exige práticas sustentáveis para sua preservação
Água é um recurso natural que exige práticas sustentáveis para sua preservação

A Lei Federal nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997, que criou a Política Nacional de Recursos Hídricos, expressa a preocupação mundial com a escassez progressiva da água como bem de consumo.

O Brasil, que concentra cerca de 12% da água doce do planeta, vive um paradoxo: a abundância hídrica contrasta com a crise de abastecimento em diversas regiões. O dado é da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que há anos alerta para a necessidade de medidas mais estruturantes e sustentáveis no uso do recurso.

“As questões referentes à água para o desenvolvimento sustentável requerem participação da sociedade na gestão dos recursos hídricos, na transparência do processo e na tomada de consciência de que a gestão da água é um assunto que garante a sobrevivência no planeta”, pontua Vininha F. Carvalho, ambientalista, economista e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

O MapBiomas divulgou dados atualizados sobre a superfície de água no Brasil. Os dados mostram que o Brasil está cada vez mais seco. De 2009 a 2024, apenas o ano de 2022 esteve acima da média histórica do período analisado pelo MapBiomas, que tem início em 1985. A trajetória de redução é mais acentuada na última década: 8 dos 10 últimos anos estão entre os mais secos da série histórica. O Pantanal é o bioma que mais perdeu superfície de água em relação à média histórica: 61%. Na Amazônia, foram dois anos consecutivos de secas extremas, sendo que, em 2024, a seca chegou mais cedo e afetou bacias que não foram fortemente atingidas em 2023, com a do Tapajós.

De acordo com o relatório Scaling Water Reuse, “A Tipping Point for Municipal and Industrial Use”, do Banco Mundial, publicado em junho de 2025, apenas 3% da água consumida por cidades e indústrias no mundo é proveniente de reuso potável e industrial. Isso significa que 97% da água que poderia ser reaproveitada acaba perdida, ao mesmo tempo em que bilhões de pessoas enfrentam riscos crescentes de desabastecimento.

“O Brasil possui um enorme potencial para se tornar um exemplo mundial na gestão sustentável da água. Com inovação, compromisso e a aplicação de práticas ESG, é possível garantir a qualidade de vida para as futuras gerações. Projetos como sistemas  reaproveitamento de efluentes tratados e o uso de ferramentas de inteligência artificial para monitoramento em tempo real são exemplos de tecnologias que podem implementar a gestão hídrica”, finaliza Vininha F. Carvalho.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Câmara de Cabo Frio homenageia Octavio Raja Gabaglia com Medalha Mérito Legislativo

Vivo na Praia volta a Niterói com shows de Maria Gadú e Maneva, atividades esportivas, saúde e bem- estar

Daniel Gautto, aluno de Cabo Frio, avança no Concurso Cultural Sicoob com tirinha sobre educação e cidadania

Le Goûter, organizado pelo Werner Búzios, celebra cerimonialistas em encontro especial no Tawa Beach

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]