Search
Degradê com CSS

Dermatologista explica cuidados essenciais com a pele

Dermatologista explica cuidados essenciais com a pele
Dermatologista explica cuidados essenciais com a pele

Uma pesquisa recente feita pela MindMiners revelou que 76% das pessoas utilizam algum produto de cuidado com a pele. Ainda segundo o levantamento, 58% dos entrevistados começaram a cuidar da pele depois dos 18 anos e 42% antes da maioridade, especialmente a geração Z.

Já em relação aos meios de informação mais utilizados para conhecer e descobrir novos produtos de skincare, destacam-se as tradicionais consultas com dermatologistas (28%), seguidas pelas redes sociais especializadas (26%) e pelos conteúdos em sites e blogs especializados (26%).

De acordo com a dermatologista Ana Carulina Moreno, os números apontados pelo estudo refletem a popularização e o aumento do acesso à informação por meio das redes sociais, além da influência dos criadores de conteúdo.

“Esses fatores facilitam o conhecimento sobre produtos e skincare, além de estimular a adesão a hábitos saudáveis. Ver celebridades e influenciadores compartilhando suas rotinas motiva o público a adotar práticas semelhantes, impulsionando cada vez mais essa tendência”, afirma.

A base para os cuidados com a pele

Para quem deseja iniciar os cuidados básicos com a pele, a profissional destaca três pontos fundamentais. O primeiro é a limpeza com um sabonete específico para o tipo de pele do paciente. Em seguida, é preciso escolher um hidratante adequado às suas necessidades e, por fim, incluir o uso de protetor solar no dia a dia para prevenir danos causados pela radiação UV.

Quanto aos ativos dos produtos que devem ser considerados, a dermatologista destaca:

  • Ácido hialurônico: promove hidratação, ajuda a suavizar linhas finas e aumenta a luminosidade;
  • Ácido glicólico: melhora a textura da pele, estimula a renovação celular e diminui a aparência de poros dilatados;
  • Retinoides (derivados da vitamina A): favorecem o rejuvenescimento, a renovação celular e deixam a pele mais viçosa;
  • Vitamina C: atua como antioxidante, auxilia no combate aos radicais livres e contribui para a uniformização do tom da pele.

Já quem busca um resultado mais rápido ou apresenta condições cutâneas específicas, a dermatologista indica lasers e peelings. De acordo com ela, essas intervenções reduzem inflamações, aceleram a recuperação da pele, promovem a renovação celular de forma mais eficaz do que cosméticos tópicos isoladamente, uniformizam o tom, melhoram a textura e estimulam o rejuvenescimento em curto prazo.

Cuidados e restrições no uso de ativos

A médica também faz um alerta sobre os cuidados e restrições no uso de produtos com determinados tipos de ativos. No caso de peles sensíveis, deve-se evitar ativos muito abrasivos, como retinoides ou ácidos em altas concentrações, pois podem agravar a sensibilidade e causar irritações.

Para quem tem pele seca, a dica é evitar sabonetes com tensoativos agressivos, que removem em excesso a oleosidade natural e aumentam o ressecamento. Já as pessoas com excesso de oleosidade devem priorizar produtos com fórmulas leves e não comedogênicas, evitando texturas muito densas ou oclusivas, que podem intensificar a oleosidade e causar acne.

“É fundamental avaliar a indicação de cada ativo de acordo com o tipo de pele para evitar reações indesejadas. Por isso, o acompanhamento de um dermatologista é muito importante”.

Tratamentos para condições específicas

Em casos de condições mais específicas, a consulta com um dermatologista ajuda a identificar e tratar o problema de forma adequada.

“Doenças inflamatórias da pele, como acne, rosácea e melasma, frequentemente requerem tratamentos que vão além dos cuidados básicos de skincare, podendo envolver medicamentos tópicos e orais, além de acompanhamento laboratorial”, informa Ana.

Ainda de acordo com a médica, normalmente essas condições são crônicas e apresentam períodos de remissão e piora, exigindo ajustes constantes no tratamento. “O dermatologista é o profissional habilitado para avaliar cada caso, indicar o tratamento mais adequado e acompanhar a evolução do paciente, assegurando resultados mais eficazes e seguros”, finaliza.

Para mais informações, basta acessar: https://www.carumoreno.com.br/

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

Sete são detidos em operação contra quadrilha que tentou matar idoso em Búzios

Sete presos e arma apreendida em operação no bairro José Gonçalves, em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!