Search

Energia solar: Groner quer atrair novos investidores

Energia solar: Groner quer atrair novos investidores
Energia solar: Groner quer atrair novos investidores

O Brasil alcançou, em 2024, 50 gigawatts (GW) de capacidade instalada operacional em energia solar. A marca levou o país a alcançar o sexto lugar no mundo nesse quesito, de acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) repercutidos pela Agência Gov.

Desde 2012, o setor já atraiu investimentos da ordem de R$ 229,7 bilhões e gerou R$ 71 bilhões em arrecadação para os cofres públicos, também segundo a Absolar. Esse cenário positivo faz com que cada vez mais empresas se especializem em diferentes áreas da geração de energia solar, como é o caso da Groner.

Sediada em Curitiba (PR), a Groner é uma startup focada na personalização e implementação de processos nas empresas do segmento. Um dos serviços prestados é o fornecimento de uma ferramenta de Customer Relationship Management (CRM) para integradores solar, como são chamados aqueles que compram as placas do fornecedor e vendem ao cliente final.

“O mercado apresenta um cenário bastante positivo para investimentos. Em 2023, a energia solar representou mais ou menos 11% da matriz elétrica brasileira, crescendo para 20% em 2024, o que indica um avanço significativo no setor”, afirma Beatriz Macchi, CEO da Groner.

Rodrigo Scheliga, CRO da Groner, destaca que esse crescimento do mercado é sentido na própria empresa. Lançada em 2024, a plataforma da startup já conquistou 480 clientes, incluindo companhias como Fortlev. 

“Crescemos a nossa receita recorrente a uma taxa de 16% ao mês, acumulando mais de 5 mil usuários na plataforma e atingindo o breakeven [ponto de equilíbrio no qual os ganhos se igualam com os custos] em apenas cinco meses”, diz. Ele acrescenta que a projeção é encerrar 2024 com 3x da receita recorrente anual de 2023.

“Para 2025, nossos planos incluem a captação de investimentos para expandir a Groner no mercado americano e triplicar nosso ARR de 2024, mantendo um ritmo agressivo de crescimento”, complementa Scheliga. 

No primeiro trimestre do ano que vem, a companhia pretende abrir uma rodada de investimentos de modo a buscar parcerias que estejam alinhadas à sua cultura empresarial.

Soluções oferecidas

Beatriz Macchi explica que uma das estratégias usadas na Groner é oferecer não apenas um software, mas, sim, serviços de inteligência de negócios que transformam processos complexos em soluções mais rápidas e práticas.

“Um exemplo disso é uma empresa que nos contratou para ter um CRM para o time comercial e acabou resolvendo um grande problema de pós-venda. Os clientes dela estavam muito insatisfeitos. Ao falar com os consumidores, a empresa entendeu que a principal reclamação era a falta de visibilidade dos próximos passos para o projeto instalado”, afirma a CEO.

A solução encontrada pela Groner foi implementar o GronerZap, uma funcionalidade integrada ao WhatsApp que envia notificações automaticamente para os clientes, relatando em qual fase está a instalação do sistema. Macchi diz que, com isso, o sentimento do consumidor começou a melhorar, saindo de um Net Promoter Score (NPS, métrica que mede a satisfação do cliente) de 5,2 para 9 em menos de 2 meses. 

A CEO menciona ainda outras ferramentas desenvolvidas pela Groner. Entre elas, um gerador de proposta próprio para o mercado solar integrado com mais de 20 distribuidores. Segundo ela, a principal funcionalidade é não precisar mais abrir diferentes abas e arquivos no computador para calcular orçamentos e gerar uma proposta.

“Lançamos também o Groner GPT, o mais novo integrante da equipe comercial que atende os novos leads independente do horário e conversa com esse possível cliente, tirando dúvidas sobre a empresa e agendando reuniões para o time comercial. Não é um bot que fica repetindo a mesma pergunta, é realmente uma inteligência artificial que dialoga com as pessoas”, ressalta.

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Falta de plano da Enel para verão preocupa Petrópolis diante de histórico de apagões

Búzios recebe Programa Empoderadas com suporte jurídico e psicológico para mMulheres

Macaé Avança como futuro Hub Energético do Brasil

João Fonseca recebe convite para a chave principal do Rio Open 2025

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Rolar para cima