Pular para o conteúdo
Search

Boulevard Shopping BH amplia projeto de inclusão e acessibilidade ConVersar

Boulevard Shopping BH amplia projeto de inclusão e acessibilidade ConVersar
Boulevard Shopping BH amplia projeto de inclusão e acessibilidade ConVersar

O mês de setembro destaca a luta pela inclusão das pessoas surdas no Brasil, propondo debates e celebrando conquistas. Na quinta-feira (26/9), comemora-se o Dia Nacional do Surdo, mas o período dedicado à conscientização sobre o tema atravessa o mês todo, também chamado de Setembro Azul. Em sintonia, o Boulevard Shopping BH celebra um ano da implementação do ConVersar, expandindo a atuação do projeto que amplia a acessibilidade comunicativa entre surdos e ouvintes no mall. 

O ConVersar consiste em uma plataforma de videoconferência, que disponibiliza intérpretes virtuais de Libras em tempo real. Com um celular com internet, colaboradores e clientes podem escanear os QR Codes distribuídos por diversos locais do shopping e utilizar o recurso para intermediar a comunicação, promovendo inclusão e acessibilidade. Por meio da ferramenta, é possível traduzir em Libras e intermediar compras e informações.

Nos dias 20 e 24 de setembro, o shopping reúne, respectivamente, colaboradores e lojistas, para uma nova rodada de treinamentos sobre possibilidades e recursos da plataforma. Até então, diversas lojas contavam com QR Codes nas suas vitrines. Agora, o projeto também pode ser acessado através das mesas da Praça da Alimentação, no Espaço Família, Espaço Cliente, Guichês de Estacionamento e na recepção da administração do Shopping. Além disso, os colaboradores dos times de seguranças e limpeza, muitas vezes acionados pelos clientes para obter informações, irão contar com os QR Codes no verso dos seus crachás.

O cinema do Boulevard também é parceiro do ConVersar através do Programa Cineart Acessível, que garante a experiência inclusiva através de recursos de audiodescrição, legendagem descritiva e LIBRAS. Existem alguns aplicativos para smartphones e tablets, criados para proporcionar esta acessibilidade. São eles: Movie Reading, Greta e Mobi Load. Para as pessoas surdas, basta baixar os aplicativos, encontrar em qual deles está o filme a ser visto, fazer download do filme e selecionar a opção tradução em libras. 

Em parceria com a Associação LADES – Liberdade, Autonomia, Dignidade e Equidade para Surdos o Boulevard receberá três instituições no dia 26/10 – Dia Nacional do Surdo, para uma sessão de cinema, estabelecendo maior diálogo com a comunidade. “Nós entendemos que a acessibilidade é um direito de todos. Queremos que as pessoas surdas aproveitem os nossos serviços em sua totalidade, este dia será importante para ampliarmos este diálogo e termos esse feedback para sabermos o que ainda podemos melhorar. Ampliamos o ConVersar, mas a ideia é sempre buscar o aprimoramento das nossas práticas”, comenta Nadinne Matos, gerente de marketing do Boulevard Shopping. 

Além do atendimento em Libras, o Boulevard também disponibiliza cadeiras de rodas e/ou scooters elétricas para pessoas com mobilidade reduzida, banheiros exclusivos para portadores de deficiência física e abafadores de ruídos, vagas de estacionamento, sessões de cinema inclusivas, empréstimo de cordão de doença invisível e de kits de autorregulação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Grande parte destas iniciativas estão disponíveis no Espaço Cliente, localizado no segundo piso do mall.

Sobre o Boulevard Shopping BH

Em 2024, o Boulevard Shopping completa 14 anos em Belo Horizonte. Inaugurado em 2010, foi o primeiro grande centro de compras da região centro-leste da cidade. Administrado pela ALLOS, o mall possui uma torre comercial de 17 andares, rede de cinema Cineart com a única sala IMAX de Minas Gerais, mix de lojas diferenciado e constantes novidades e eventos. É sede da BeGreen, a primeira fazenda urbana da América Latina. Em sua trajetória, o empreendimento já conquistou 18 prêmios, sete deles internacionais. 

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.