Search
Degradê com CSS

Sigla ESG impulsiona a crescente reação em prol da sustentabilidade

Sigla ESG impulsiona a crescente reação em prol da sustentabilidade
Sigla ESG impulsiona a crescente reação em prol da sustentabilidade

A sigla ESG surgiu em 2005, a partir da publicação Who Cares Wins, resultado da parceria entre Pacto Global da ONU e Banco Mundial. Cada letra da sigla define uma prática. O “E” (environmental) diz respeito ao posicionamento da empresa sobre a sustentabilidade ambiental. O “S” (social) salienta o relacionamento do negócio com colaboradores, parceiros, clientes, investidores e a comunidade. O “G” (governance) refere-se, entre outros pontos, à atuação da organização no gerenciamento das práticas administrativas internas, conduta corporativa e transparência de processos.

A pesquisa “Panorama ESG 2024”, produzida pela Amcham Brasil, indica que 71% das empresas entrevistadas já implementaram práticas ESG em seus negócios, em estágio inicial ou avançado, o que reforça a relevância do tema como uma prioridade para garantir competitividade, especialmente no mercado industrial.

“O conceito ESG, quando aplicado com estratégia e visão de longo prazo, tem se mostrado uma abordagem rentável e eficaz. As empresas precisam ser flexíveis, atualizadas e inovadoras”, enfatiza Vininha F. Carvalho, economista, administradora de empresas e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

O Latin American Quality Institute (LAQI) anunciou o lançamento do LAQI Q-ESG Certification, uma nova certificação desenvolvida para empresas na América Latina.

A iniciativa teve seu anúncio oficial durante o LAQI IMPACT SUMMIT 2025, no Sheraton WTC, em São Paulo.

O LAQI Q-ESG Certification é apresentado como um recurso para empresas que almejam desenvolver-se de forma inovadora e sustentável, fortalecendo sua posição no mercado global.

“O modelo Q-ESG é mais do que um sistema de certificação, é uma estratégia completa e prática para conduzir empresas a um futuro sustentável, ético e inovador, plenamente alinhado à Responsabilidade Total”, explica Daniel Maximilian Da Costa, fundador e CEO da LAQI.

De acordo com a Bloomberg Intelligence, os investimentos em ESG (Ambiental, Social e Governança) representam mais de um terço do total gerido globalmente. “A expectativa é que esse montante atinja um total de US$ 53 trilhões até o final de 2025, o que reforça o quanto o segmento promete ser um processo rentável para gerenciar estrategicamente os recursos disponíveis para aqueles que desejam realizar investimentos sólidos”, finaliza Vininha F. Carvalho.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Maricá avança em projeto para instalação de base de lançamentos espaciais nas Ilhas Maricás

Hospital Ronaldo Gazolla promove campanha de doação de sangue em parceria com Hemorio

Instituto Dominus inicia 2º semestre com foco na consolidação dos aprendizados e integração de saberes

Phil Rajzman é vice-campeão no 24º Duke’s OceanFest, tradicional campeonato do Havaí

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!