Search
Degradê com CSS

Ginástica para o cérebro ajuda na prevenção de demência

Ginástica para o cérebro ajuda na prevenção de demência
Ginástica para o cérebro ajuda na prevenção de demência

Um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e publicado na revista The Lancet Global Health, indicou que 54% dos casos de demência na América Latina são evitáveis, um índice acima da média mundial de 40%. Ainda de acordo com o levantamento, no Brasil, estima-se que cerca de 2 milhões de pessoas têm demência, com grande parte dos casos ainda não diagnosticados.

A Biblioteca Virtual em Saúde, aponta que a demência “é o declínio geral das habilidades mentais, como memória, linguagem e raciocínio que persiste por toda a vida e pode interferir com as atividades normais da pessoa e seus relacionamentos”. A Biblioteca diz ainda que, “pessoas com demência podem se tornar confusas, incapazes de lembrar as coisas ou perder habilidades que antes tinham, incluindo as tarefas do dia a dia”.

Atualmente, existe um método que auxilia na prevenção da demência e na pré-demência. É conhecido como ginástica para o cérebro, uma metodologia baseada nos avanços da neurociência. De acordo com o site do Supera, além de saúde, a ginástica cerebral garante desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, entregando performance e qualidade de vida.

Para Érica Oliveira, franqueada, gestora pedagógica e especialista em estimulação cognitiva do Supera, curso que utiliza métodos para ginástica do cérebro, em um mundo cada vez mais dinâmico, com mudanças a todo instante, a capacidade de adaptação e o desempenho cognitivo tornaram-se fundamentais para o sucesso profissional, realização pessoal, bem-estar e qualidade de vida. “A ginástica para o cérebro é uma alternativa eficaz e inovadora que ganha cada vez mais adeptos”, afirma.

De acordo com a gestora pedagógica, os alunos utilizam ferramentas como o ábaco (instrumento milenar para cálculos), apostilas com exercícios cognitivos, jogos online, jogos de tabuleiro e dinâmicas. “As aulas acontecem em turmas separadas por idade, com a realização de atividades direcionadas à faixa etária, proporcionando interação social, sensação de valorização e respeito, além da melhoria da autoestima, uma vez que o idoso é incentivado a realizar novas aprendizagens e a realizar novos projetos”, comenta.

Érica afirma também, que os idosos com comprometimento cognitivo leve, recebem aulas e materiais especialmente preparados para atendê-los. “Com cérebro ativo, é possível manter-se jovem, trabalhando, viajando, praticando atividades físicas e comemorando novas conquistas. A ginástica cerebral promove bem-estar e longevidade”, conclui.

Sobre o Supera

Criado há 14 anos, o Supera é hoje uma das maiores rede de escolas de ginástica para o cérebro do Brasil. Voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade, o curso busca potencializar a capacidade cognitiva, aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Julho promete agitar Búzios com programação diversificada

Degusta Búzios 2025 abre inscrições para estabelecimentos gastronômicos até dia 5

Minifloresta é inaugurada no Jardim Guanabara e amplia áreas verdes de Macaé

Projeto propõe linha marítima entre Rio e Maricá com integração ao metrô e VLT

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!