Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Brasileiros enfrentam obstáculos no acesso à água potável

Brasileiros enfrentam obstáculos no acesso à água potável
Brasileiros enfrentam obstáculos no acesso à água potável

O Brasil possui a maior quantidade de água doce do mundo. Apesar dos avanços, principalmente após o Marco Legal do Saneamento, o país ainda enfrenta obstáculos no acesso à água tratada. Dados de 2023 divulgados pela Unicef e OMS indicam que 86% da população brasileira têm acesso à água potável, o que coloca o país na 85ª posição entre 137 países avaliados.

A água é o recurso natural de maior importância para a existência dos seres vivos na Terra. Sem ela, nenhum humano, vegetal ou animal sobreviveria. Por isso, as grandes civilizações no passado se desenvolveram às margens de grandes rios e lagos.

No Brasil, apesar da abundância, o desafio é a má distribuição desse recurso natural ao longo do território, devido à maior parte da água (80%) estar localizada na bacia Amazônica, região na qual concentra apenas 5% da população brasileira.                       

“Com inovação, tecnologia e aplicação de práticas ESG na gestão hídrica é possível garantir a qualidade de vida para as futuras gerações”, salienta Vininha F. Carvalho, economista, ambientalista e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

A informação de que mais de 2,2 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso a este precioso líquido foi incluída entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030. O item número 6 estabelece que todo cidadão tem direito à água potável e saneamento.

A Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2010, reconheceu o direito humano à água e ao saneamento básico, esse líquido deve ser seguro, aceitável e acessível. Cada ser humano deve ter acesso à água suficiente para uso pessoal e doméstico. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), significa que são necessários entre 50 e 100 litros de água por pessoa por dia e seus custos não devem exceder três por cento do rendimento familiar.

Estima-se que a universalização do saneamento no Brasil reduziria em 86.760 o número de internações por Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado (DRSAI) no país.

O Marco Legal do Saneamento, estabelecido pela Lei nº 14.026/2020, visa atrair capital privado para o saneamento no Brasil, já que, atualmente, o setor público representa cerca de 94% das empresas de tratamento de água e esgoto do país.

“O Marco Legal do Saneamento básico prevê que 99% dos brasileiros terão acesso à água tratada e 90% à rede de esgoto em dez anos. No entanto, mantidos os níveis atuais de investimento em saneamento básico, o país não conseguirá atingir a universalização dentro deste prazo”, finaliza Vininha F. Carvalho.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Yoga, imersão no gelo e café da manhã saudável marcam programação de bem-estar do Oca Community em Búzios

Novo voo São Paulo–Cabo Frio ganha força e pode transformar turismo em Búzios

Secretaria de Estado de Saúde emite alerta para risco de intoxicação por metanol no Rio de Janeiro

Maricá F.C. garante vaga na Série D 2026 após ampliação da competição pela CBF

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]