Pular para o conteúdo
Search

App substitui campainha dos quartos de hospitais

App substitui campainha dos quartos de hospitais
App substitui campainha dos quartos de hospitais

Pesquisas realizadas nos EUA revelaram que cerca de 60% dos adultos usaram a Internet para procurar informações médicas ou de saúde, mais de 40% utilizaram-na para se comunicar com um médico ou consultório médico e 46,1% usaram para procurar resultados de exames médicos. Os resultados demonstraram que os pacientes estão habituados e um uma curva ascendente de uso da tecnologia para acessar serviços de saúde e de autocuidados. A tendência vem estimulando hospitais, clínicas e laboratórios a investir em inovação para melhorar a comunicação e autonomia dos usuários.

O Hospital São Francisco (HSF), de Americana, no interior de São Paulo, é um exemplo. Instituição com mais de 80 anos de história, atende cerca de 10 mil pessoas por mês. Seus gestores decidiram oferecer aos pacientes internados uma opção à velha campainha dos quartos. Adotaram o Hospikol, um app israelense que muda a comunicação com a equipe médica, de enfermagem e hotelaria do hospital.

Para Douglas Guzzo, presidente do Hospital São Francisco, os recursos e a facilidade de uso surpreenderam. “Ao entregar essa ferramenta aos pacientes internados, damos a eles muito mais poder e controle para se comunicar e acessar a enfermagem. O paciente, muitas vezes, se sente impotente, pois está acamado, fragilizado e dependente. Mas com o app, a rotina muda. Basta baixá-lo no celular ou no dispositivo móvel do acompanhante e já começar a usar”, relatou.

No modo tradicional, quando o paciente internado tinha alguma necessidade, apertava a campainha, os enfermeiros eram obrigados a se deslocar até o quarto para entender o motivo do chamado, sair para buscar os insumos e só então retornar para atender o pedido e finalizar o atendimento. Com a nova tecnologia, isso não é mais necessário, pois o app já informa a demanda detalhadamente e os profissionais certos podem se dirigir ao leito com a medicação, alimento, materiais de higiene pessoal, entre outros, sem perder tempo, atendendo com rapidez aos chamados.

O caminho da inovação não precisa ser árduo, caro ou complexo

Guzzo explica que outro ponto positivo sobre o Hospikol é que não foi necessário um grande investimento para a instalação, apenas a garantia de uma conexão Wi-Fi de boa qualidade — tudo está na nuvem — e monitores grandes nas ilhas de enfermagem e área de hotelaria do hospital. Nesses LEDs, o nome do paciente, o número do quarto, do leito e as solicitações aparecem de forma organizada, sendo finalizadas após o atendimento pelo próprio paciente.

O hospital optou por uma implementação gradual, introduzindo os vários recursos modulares do aplicativo, uma ala por vez. Eles conheceram o sistema através da 3CON Consultoria. “O sistema, apesar das inúmeras possibilidades e recursos disponíveis, é muito fácil de trabalhar. Com a implantação por etapas e as orientações e consultoria corretas conseguimos dar maior atenção e suporte tanto para a enfermagem quanto para os pacientes. Apesar da pequena curva de aprendizado, é sempre necessário um período para apoiar a adoção e estimular o uso de uma nova tecnologia”, relatou Vitor Souza, responsável pela equipe de TI do HSF.

Eles contam que alguns pacientes têm resistência no início, mas após as orientações e ao perceberem as vantagens, tornam-se usuários confiantes. “Como em todo lugar do mundo hoje, mesmo pessoas de mais idade não vivem sem seus smartphones. A maioria usa redes sociais, joguinhos, entre outros apps. O Hospikol é tão ou mais fácil de usar. Praticamente 100% dos nossos pacientes que o utilizaram, aprovaram. É preciso reconhecer, no entanto, que alguns não dispensam o uso da campainha”, analisou Douglas Guzzo.

Nas alas em que o Hospikol já foi implantado, a satisfação é grande, tanto por parte dos enfermeiros quanto dos pacientes. “Quando o paciente precisa da enfermagem e de um atendimento mais rápido, já manda exatamente o que necessita. Se está com dor, pode atribuir um valor ao desconforto; se precisa de auxílio no banho, na amamentação ou em várias outras situações, o aplicativo busca facilitar a interação”, descreve Elaine Cristina Guimarães Castro, auxiliar de enfermagem do HSF.

A meta do hospital é implantar o aplicativo em todos os setores, juntamente com a maioria de seus módulos. “A consultoria da 3CON nos mostrou que o caminho da inovação não precisa ser árduo, caro ou complexo. Essa mudança de patamar foi essencial para conectar a nossa tradição à modernidade e à disposição de melhorar a experiência dos nossos usuários e surpreendê-los”, disse o presidente do HSF.

O Hospikol foi desenvolvido em Israel como resposta aos desafios enfrentados por hospitais ao redor do mundo, como a falta de comunicação eficiente com os pacientes e a necessidade de melhor coordenação entre as equipes médicas e a gestão de recursos hospitalares.

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Welberth Rezende destaca avanços em Segurança, Economia e Turismo durante balanço de gestão em Macaé

O Aretê Búzios prevê a primeira piscina de ondas do Estado do Rio de Janeiro

Como proteger apps de banco no iPhone em caso de assalto

GMA e PMERJ desmontam invasões e destroem construções irregulares em operação em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!