Search

Nanoprópolis é aliada nos cuidados com a saúde

Nanoprópolis é aliada nos cuidados com a saúde
Nanoprópolis é aliada nos cuidados com a saúde

Quem tem o hábito de consumir produtos naturais e fitoterápicos provavelmente já ouviu falar na própolis — ou até mesmo a utilizou. Trata-se de uma substância resinosa produzida pelas abelhas a partir de materiais coletados em plantas, como a seiva e botões florais, que são misturados com cera e enzimas presentes na saliva desses insetos. 

Essa composição única serve como um “selante natural” nas colmeias, ajudando a fechar frestas, proteger contra invasores e impedir o desenvolvimento de microrganismos, como fungos e bactérias.

O consumo da própolis também tem sido estudado para auxiliar no tratamento de diferentes tipos de câncer, como demonstra o projeto conduzido por pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e financiado pelo Programa de Pesquisa Universal (Básica e Aplicada) da Fundação Araucária.

O grupo investiga o uso de um composto natural presente na própolis brasileira, o artepillin C, o qual, após isolado em laboratório e analisado em outros estudos, apresentou atividades anticâncer em células de diversos tipos da doença, como próstata, fígado, cólon, pulmão, renal, oral, cervical, gástrico e leucemia.

Para além da própolis, a Nanoprópolis, desenvolvida pela APISVIDA em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), atua em diversos tratamentos, pois o extrato é três vezes mais efetivo devido a nanotecnologia, potencializando os efeitos terapêuticos.

A Nanoprópolis é produzida a partir de dois tipos diferentes de extrato de própolis: o verde e o vermelho. Devido às suas origens botânicas, Alecrim-do-campo (Baccharis dracunculifolia) e Rabo-de-bugio (Dalbergia ecastophyllum) respectivamente, eles trazem diferentes tipos de benefícios para a saúde e bem-estar, sendo eles:

  • Nanoprópolis verde: anti-inflamatório, antioxidante, imunomodulador, antiviral, antimicrobiano e cicatrizante.
  • Nanoprópolis vermelha: anti-inflamatório, antibacteriano, imunomodulador, antifúngico e antitumoral.

De acordo com a nutricionista especialista em Nutrição Oncológica pela Sociedade Brasileira de Nutrição Oncológica (SBNO), Marcela de Paula, a própolis é uma verdadeira aliada para a saúde, especialmente para fortalecer a imunidade. 

“Rica em compostos bioativos como flavonoides e antioxidantes, a própolis ajuda o organismo a combater infecções e reduzir a inflamação. Além disso, tem ação antimicrobiana, que ajuda na proteção contra vírus, bactérias e fungos, sendo um ótimo aliado para prevenir gripes, resfriados, inflamações nas gengivas e cáries”, reforça a profissional, que é parceira da APISVIDA. 

Marcela ressalta que a própolis, de fato, é uma aliada na saúde gastrointestinal também, ajudando na cicatrização de mucosas e protegendo o estômago contra problemas como a gastrite. 

Para finalizar, Marcela alerta para o uso moderado, respeitando as dosagens indicadas e sempre seguindo as indicações de um profissional qualificado. 

Para mais informações, basta acessar o site oficial da APISVIDA. 

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Polícia Militar prende foragido da Justiça em Búzios

Guarda Municipal de Maricá prende homem por violência doméstica em Cordeirinho

Rio de Janeiro fecha 2024 com recorde de 1,5 milhão de turistas internacionais

União de Maricá faz ensaio técnico na Sapucaí no domingo (9)

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!